Regras de Comunicação
A comunicação no âmbito das políticas europeias é um desafio que envolve todos os intervenientes.
Deste modo, a divulgação e a publicitação do apoio concedido pelos Fundos da União Europeia constituem uma responsabilidade das suas entidades beneficiárias e organismos de gestão, consagrada na legislação comunitária e nacional.
- Regulamento (UE) N.º 1303/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro
- Regulamento de Execução (UE) N.º 821/2014, da Comissão, de 28 de julho
- Extratos de Legislação sobre Regras de Comunicação e Informação para Beneficiários
- Portugal 2020 – Estratégia Comum de Comunicação
Tal obrigação tem como principal objetivo informar os públicos-alvo da intervenção e a opinião pública, em geral, sobre o papel desempenhado pela União Europeia, e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020, nos projetos e operações cofinanciados e nos seus respetivos impactos e resultados.
É importante conhecer todas as Regras de Comunicação que deve cumprir para dar visibilidade ao seu projeto cofinanciado por Fundos da União Europeia.
Para o efeito, disponibilizamos os documentos e as informações essenciais sobre as regras, procedimentos e publicitação, bem como vários logótipos, barras de cofinanciamento e modelos de peças de comunicação.
Aplicação da marca Portugal Inovação Social e das barras de cofinanciamento em suportes de comunicação impressa ou digital
Exs: folhetos, brochuras, cartazes, roll-ups, anúncios de imprensa, websites, e-newsletters, vídeos promocionais, entre outros.
Consulte aqui o Manual de Recomendações de Comunicação para projetos apoiados
Logótipo Portugal Inovação Social
As várias versões do logótipo Portugal Inovação Social podem ser descarregadas nesta secção, na lista seguinte, de acordo com as necessidades de aplicação e em respeito das normas gráficas da Marca Portugal Inovação Social.
Barra de Co-Financiamento
As barras de co-financimento devem ser utilizadas de acordo com o Programa Operacional que apoia o projeto, podendo ser descarregadas nos respetivos websites ou aqui:
Spots de Rádio
Exs.: spots de rádio com menos de 30 segundos.
Locução:
“Uma iniciativa Portugal Inovação Social.”
“Projeto co-financiado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu.”
Pode também aceder ao link do Guia de Informação e Comunicação para Beneficiários do Portugal 2020 da autoria da Rede de Comunicação Portugal 2020 na sua 2.ª Edição da Agência para o Desenvolvimento Coesão, IP | janeiro 2017.
Documentos de Consulta Obrigatória
Para esclarecimentos adicionais, devem os beneficiários consultar os dois documentos disponibilizados em baixo: Manual de Normas Gráficas e Guia de Informação e Comunicação para Beneficiários