Na sequência dos concursos Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social especialmente dirigidos à área da Educação, foram aprovados 26 novos projetos nas regiões do Norte, Centro e Alentejo.

No quadro das Parcerias para o Impacto, foram aprovados 19 projetos que somam um montante global de 4,3 milhões de euros de financiamento público para desenvolver iniciativas inovadoras que contribuam para promover o sucesso escolar e combater o absentismo e abandono escolar precoces.

Recordamos que o instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto se destina a financiar 70% das necessidades líquidas de financiamento dos projetos, promovendo a mobilização dos restantes 30% entre investidores sociais, quer públicos quer privados.

Em relação aos Títulos de Impacto Social, foram 7 os projetos aprovados. Um Título de Impacto Social é um mecanismo destinado a apoiar projetos inovadores que respondam a problemas sociais prioritários da competência da política pública (combater o abandono escolar ou o insucesso escolar, por exemplo), numa lógica de pagamento por resultados. O projeto é implementado por uma ou mais entidades privadas e financiado por um ou vários investidores sociais, propondo-se alcançar determinados resultados sociais mensuráveis, cujos indicadores e métricas são previamente validados pela Entidade Pública responsável pela política setorial – neste caso a Direção-Geral da Educação ou a ANQEP. Se os resultados contratualizados em candidatura forem alcançados, os investidores sociais são integralmente reembolsados. O montante solicitado pelos projetos aprovados foi de 1,4 milhões de euros.