Foram publicados no dia 31.10.2017 novos Avisos para apresentação de candidaturas de projetos de inovação social no âmbito dos instrumentos de financiamento ‘Parcerias para o Impacto’ e ‘Títulos de Impacto Social’. Estes concursos abrem, pela primeira vez, nas áreas da educação e da formação, através do Programa Operacional Capital Humano (POCH) do Portugal 2020.

O principal objetivo desta nova fase de candidaturas é apoiar projetos inovadores nas áreas da educação e formação que tenham impacto social significativo em Portugal, nomeadamente nas regiões Norte, Centro e Alentejo. No total serão disponibilizados 8 milhões de euros do Fundo Social Europeu para projetos de inovação social nas áreas da educação e da formação, nomeadamente 3 milhões de euros para o instrumento ‘Parcerias para o Impacto’ e 5 milhões de euros para o instrumento ‘Títulos de Impacto Social’.

Parcerias para o Impacto | Destina-se a apoiar projetos de inovação social, assegurando 70% das necessidades líquidas de financiamento, num formato de cofinanciamento com investidores sociais públicos e/ou privados que asseguram os restantes 30%.

Títulos de Impacto Social | Destina-se a apoiar projetos inovadores que respondam a problemas sociais prioritários no âmbito da política pública, numa lógica de pagamento por resultados. No âmbito de um Título de Impacto Social, o projeto é implementado por uma ou mais entidades privadas e financiado por um ou vários investidores sociais, propondo-se alcançar determinados resultados sociais mensuráveis, cujos indicadores e as métricas devem ser previamente validados pela Entidade Pública responsável pela política setorial. Se esses resultados contratualizados em candidatura forem alcançados, os investidores sociais são integralmente reembolsados.

As candidaturas a ‘Parcerias para o Impacto’ encerram às 18h do dia 20.12.2017.

As candidaturas a ‘Títulos de Impacto Social’ encerram às 18h do dia 15.02.2018.

A Portugal Inovação Social tem uma equipa especializada de Ativadores da Inovação Social nas várias regiões elegíveis para financiamento, cuja principal função é dinamizar o contexto da inovação social nos territórios de influência, divulgando a Portugal Inovação Social, mobilizando projetos e investidores, esclarecendo entidades e promovendo redes que potenciem novos projetos que possam candidatar-se aos instrumentos de financiamento geridos no âmbito desta iniciativa pública.

 

Ativadora da Inovação Social na Região NORTE

Helena Loureiro | helena.loureiro@inovacaosocial.portugal2020.pt

Ativadora da Inovação Social na Região CENTRO

Alexandra Neves | alexandra.neves@inovacaosocial.portugal2020.pt

Ativador da Inovação Social na Região ALENTEJO

Francisco Fragoso | francisco.fragoso@inovacaosocial.portugal2020.pt