Perguntámos a quatro empreendedores que lideram projetos apoiados no âmbito da Portugal Inovação Social como explicariam a uma criança de 8 anos o que é a Inovação Social.

 

Eis as respostas surpreendentes:

Miguel Neiva | COLOR ADD.SOCIAL

““Inovação” e “Social” são duas palavras que devem fazer parte do vocabulário das novas gerações e conjugadas são, sem dúvida, a chave para um mundo melhor!!!

Por exemplo, é como quando queremos jogar à bola. De nada nos serve termos a melhor bola do mundo se não tivermos com quem jogar. Passar o tempo a chutá-la contra uma parede certamente que não tem graça nenhuma comparado com a possibilidade de ter alguém com que jogar.

Criar soluções, para além da bola, para que todos possam partilhar e aproveitar esses bons momentos… isso é Inovação Social.”

O Color ADD é um sistema de identificação de cores para daltónicos que associa as cores primárias (Azul Ciano, Amarelo e Magenta), o branco e o preto a uma forma geométrica básica. Através da conjugação das referidas formas geométricas, o Color ADD permite representar, por símbolos, todas as cores existentes. O projeto Color ADD Social visa desenvolver ações de rastreio e de sensibilização, levando este código a cerca de 100.000 alunos de Escolas do 1º Ciclo.

 

Celmira Macedo | EKUI CARDS

“Imagina a Inovação Social como um jogo, onde o teu desafio é encontrar soluções para resolver problemas na sociedade. Podes tentar melhorar a educação ou o ambiente, não importa. O que importa é que ganhas pontos, sempre que tiveres ideias que nunca ninguém teve. E também, se as tuas soluções forem melhores do que as soluções que já existem. Mais baratas, mais acessíveis ou mais rápidas. Assim, toda a gente as vai poder usar, porque são mais eficazes a melhorar a vida das pessoas.

Se conseguires implementar projetos assim, podes mesmo transformar o mundo e fazer dele um melhor lugar para viver.”

A EKUI é uma linha de material lúdico e didático inclusivo. Com o objetivo de alfabetizar e reabilitar, de forma eficiente, pessoas com (e sem) deficiência, o EKUI Alfabeto consiste num conjunto de 26 cartas que reúne quatro linguagens, favorecendo a inclusão e comunicação: a grafia comum, o braille visual e táctil, a Língua Gestual Portuguesa (LGP) e o Alfabeto Fonético Internacional.

 

Paulo Lameiro | PAVILHÃO MOZART

“O nosso Planeta Terra não cresce, mas o número de pessoas que nele habita tem vindo a aumentar. Em número, mas muito especialmente em maneiras diferentes de viver e de nos organizarmos. Os nossos avós viviam de uma forma muito mais semelhante entre si do que nós hoje. Mas, para que as pessoas com gostos, empregos, necessidades e países diferentes, possam viver umas com as outras, e vivemos cada vez mais juntos em cidades e menos nos campos, temos de estar sempre a encontrar novas maneiras de nos encontramos. A essas novas maneiras de estar juntos podemos chamar Inovação Social.”

O Pavilhão Mozart é um projeto que visa a reintegração social de jovens ex-reclusos,  através da sua participação, enquanto reclusos, na preparação e apresentação pública de uma ópera de Mozart. Os espetáculos envolvem reclusos, familiares, equipas técnicas e de segurança, artistas profissionais e a comunidade local.

 

Joe Santos | AUTISM ROCKS

“Fazer Inovação Social é fazer com que o mundo fique melhor fazendo coisas de uma forma diferente (de como eram feitas antes). A grande inovação social é aquela que faz tanto sentido que espalha muito rápido e todos a querem implementar.” 

O projeto Autism Rocks, da Associação Vencer o Autismo, ajuda as famílias e os profissionais de saúde a potenciar a recuperação de crianças com autismo. A recuperação pode ser total ou substancial, representando melhorias no desenvolvimento da criança, na conexão humana, na comunicação, na aquisição de competências e qualidade de vida.