A EQUIPA

A Estrutura de Missão Portugal Inovação Social é constituída por uma equipa experiente e multidisciplinar, empenhadamente comprometida com a missão de promover a inovação social e dinamizar o mercado emergente de investimento social em Portugal.

Presidente

Comissão de Aconselhamento

Adjunto

Secretário Técnico

Equipa de Apoio à Gestão

Equipa à qual compete prestar apoio direto ao Presidente nas áreas de gestão administrativa, patrimonial e de recursos humanos, assim como no apoio estratégico e comunicação.

Equipa Técnica de Financiamento

Equipa à qual compete acompanhar a execução dos quatro instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social, nomeadamente colaborar na produção da documentação de suporte à sua operacionalização, esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento, analisar candidaturas e verificar a execução dos projetos aprovados.

Equipa Técnica de Ativação

Equipa à qual compete dinamizar os contextos regionais de inovação e de investimento social, divulgando a iniciativa Portugal Inovação Social e respetivos instrumentos de financiamento, mobilizando entidades públicas e privadas para o envolvimento conjunto em projetos de inovação social, esclarecendo dúvidas e promovendo uma rede de partilha de conhecimento e de experiências entre projetos que estimule o desenvolvimento e a sustentabilidade da inovação e do empreendedorismo social nos territórios onde atua.

Filipe Almeida

Filipe Almeida

Presidente

Nasceu em Coimbra, morou em várias cidades do país, estudou nos Estados Unidos e fez o doutoramento no Rio de Janeiro. Académico, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1996. Formado em Gestão de Empresas e doutorado em Administração, com gosto por filosofia moral e outras formas de ver e de pensar. Investigador do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social. Professor de Contabilidade Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Humanista com vocação metafísica. Músico. Ensina para aprender, gosta de sorrir, prefere os campos e as montanhas, repousa na poesia e, se pudesse, deixava todas as horas da vida semeadas.

Mário Dias

Mário Dias

Secretário-Técnico (coordena a Equipa Técnica de Financiamento)

Nasceu e mora em Coimbra. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Acompanha os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, do lado da entidade financiadora, desde 2001, e está na Portugal Inovação Social desde 2015. Adepto da Académica de Coimbra desde sempre. Joga basquetebol mas também pratica outros desportos que não beneficiam da sua altura. Gosta de música. Curioso, frontal, enigmático e com sentido de humor.

Carla Rocha

Carla Rocha

Equipa Técnica de Financiamento

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Um percurso profissional diversificado e muito ligado à Economia Social. Microempresária. Mãe de 6. Com raízes angolanas, costela alfacinha e apaixonada por Coimbra. Restaura móveis e sorrisos. Profundamente crente na ideia, tão bem expressa pela antropóloga Margaret Meade, de que a mudança do mundo está nas mãos de um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos.

Marco Costa

Marco Costa

Equipa Técnica de Financiamento

Nasceu e cresceu em Penacova, junto ao rio Mondego. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o período universitário marcou-o não só em termos académicos, ao confirmar o seu gosto pela gestão financeira e pelos sistemas de informação, mas também em termos sociais, porque conheceu amigos para a vida. Esteve sempre ligado aos Fundos Comunitários, quer do lado das entidades promotoras quer do lado das entidades financiadoras. Integra a Portugal Inovação Social desde 2015, um projeto que considera “disruptivo e motivador”, com uma equipa com a qual se identifica muito. Apaixonado por Tecnologia, Natureza, Cinema, Sporting e boas patuscadas em família ou com amigos. Na adolescência passou por uma experiência que o pôs à prova e que moldou o seu caráter e a forma como encara a vida: é um otimista convicto e apologista de que devemos viver o presente, um dia de cada vez. Acredita que o sorriso contagia. Adora o que faz e a sua grande prioridade é a família.

Alexandra Neves

Alexandra Neves

Representante Regional do Centro

Nascida e criada no “Reino Maravilhoso”. Queria ser jornalista ou psicóloga para poder trabalhar em cenários de guerra ou de catástrofe porque se sentia fascinada pelas imagens que a TV enviava para as nossas casas. Quis o destino que se formasse em Gestão de Recursos Humanos e em Gerontologia. Cuidadora de quem precisa. Maestrina. Missionária. Incansável defensora da justiça e do amor. Ri por tudo e por quase nada. Quis também o destino que se juntasse à Portugal Inovação Social, onde hoje pode ser um pouco jornalista, um pouco psicóloga e um pouco gestora, mas noutras guerras: descobrir, motivar e acompanhar projetos que transformam as comunidades e o mundo.

Francisco Fragoso

Francisco Fragoso

Representante Regional do Alentejo e Algarve

Pai, alentejano e benfiquista. Gosta de Sociologia porque lhe facilita alguns entendimentos. Durante um par de décadas, desenhou e geriu projetos, criou, ajudou a criar e geriu empresas, geriu ONG’s e participou na administração de outras organizações ligadas ao desenvolvimento. Foi consultor e publicou vários livros. Acredita na inovação social e no desenvolvimento sustentável. Fotografa porque não sabe pintar. Fotografa porque não sabe escrever poesia. Fotografa porque acredita que a natureza é o nosso melhor poema numa tela. Talvez um dia tenha querido mudar o mundo mas depressa concluiu que ele é que tinha de mudar. O mundo é que sabe. E sabe bem.

Patrícia Fernandes

Patrícia Fernandes

Assessoria de Comunicação

Licenciada em Ciências da Comunicação, na vertente de Jornalismo, pela Universidade Nova de Lisboa. Não foi preciso tornar-se jornalista para fazer aquilo de que gosta: escrever e contar histórias, tornar simples o que parece complicado, dar visibilidade ao que estaria condenado a permanecer invisível. Fê-lo quase sempre na área da inovação social: primeiro na Fundação Calouste Gulbenkian e, agora, na Portugal Inovação Social, um desafio que a paixão pela causa e serviço públicos nunca lhe permitiriam recusar. Filha única a tentar dar bom nome à condição, gosta de cinema, de literatura e de música, tendo feito parte de um coro amador de que sente saudades. Irrequieta, gosta de viajar, de experimentar coisas novas e só trocaria um fim de tarde ensolarado em Lisboa por outro igual em Nova Iorque.

Marta Albuquerque

Marta Albuquerque

Adjunta

Nasceu em Mangualde. Mãe. Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Com paciência natural para ouvir os números e mastigar as letras, enfrenta a burocracia, as normas, os planos, os enganos e as pessoas com a calma de quem sabe que tudo é mais simples do que parece. Gosta mais de gostar do que de gastar. E depois de 15 anos a planear, gerir e controlar o orçamento na Infraestruturas de Portugal, decidiu apanhar o comboio da Inovação Social para ajudar a transformar o Mundo.

João Machado

João Machado

Equipa Técnica de Financiamento (responsável por acompanhar o Fundo para a Inovação Social)

Cresceu no Cartaxo, onde volta sempre que pode. Tendo estudado Gestão em Lisboa e Macau, a sustentabilidade e o empreendedorismo sempre estiveram no seu caminho. Passou por três consultoras, participou na elaboração de diversos relatórios de sustentabilidade de multinacionais e desenvolveu dezenas de planos de negócios para start-ups. Defende que os modelos económicos devem servir a sociedade e não o contrário. Karateca por convicção. Músico e cantautor por vocação. Motivado pela tarefa de contribuir para a implementação do Fundo para a Inovação Social, fá-lo sempre que pode ao som de Wilco.

Luísa Bernardes

Luísa Bernardes

Equipa Técnica de Financiamento

Mulher, mãe e figueirense de clara e gema, fortemente influenciada por esta cidade aberta ao mundo que a fez enveredar pelas Relações Internacionais. Envolvida em redes e projetos internacionais há duas décadas, teve a oportunidade de conhecer outras geografias e de se relacionar com pessoas de diferentes origens culturais e costumes. Apaixonada por Tecnologia, Inovação, Estratégia e Comunicação, acredita que o “propósito” é a moeda de troca da atualidade. Otimista convicta, alimenta e alimenta-se da ingenuidade de pensar que é possível mudar o mundo. E acredita que ele muda todos os dias.

Marisa Malva

Marisa Malva

Equipa Técnica de Financiamento

Nascida em Coimbra, terra onde se perde e onde se encontra. Desde pequena que a entusiasma o envolvimento na causa pública e, talvez por isso, se tenha licenciado em Administração Pública. Gosta das coisas simples e da liberdade. Passeia pela História e pelas ruas que a fizeram. Coleciona suculentas e planta ervas aromáticas. Dividida entre a Académica de Coimbra e o Sporting, cozinha e aromatiza o resto da vida com a certeza de que há sempre luz no avesso da sombra. Está na Portugal Inovação Social porque “pelo sonho é que vamos”.

Helena Loureiro

Helena Loureiro

Representante Regional do Norte

Licenciada em Psicologia, iniciou a sua carreira como técnica superior na Câmara Municipal de Gondomar, presidiu à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar e foi Chefe de Divisão da Ação Social e Saúde no Município de Gondomar. Sócia fundadora e Presidente da Direção da Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária –, que tutela a primeira Casa de Acolhimento Residencial Especializado “Gondomar Coração d’Ouro”. Portuense com muito orgulho, adora ouvir e sentir música, cozinhar para poucos ou para muitos, patinar no chão firme ou nos sonhos impossíveis, conversar porque sim, conhecer novas pessoas, misturar-se com outras culturas e aprender sempre. Crescer com os filhos é a sua paixão. Azul e branco é o seu coração!

Paula Pagamim

Paula Pagamim

Secretariado e Apoio Administrativo

Gostaria de ter enveredado pela carreira de relações públicas, mas o percurso profissional levou-a a exercer outras funções, em áreas muito distintas. Como secretária teve experiências em vários organismos da Administração Pública até chegar à Portugal Inovação Social, lugar inesperado e revitalizante onde nascem novos desafios todos os dias. Revê-se na boa disposição e no companheirismo da equipa com quem trabalha. Gosta de cães e de gatos, de temperar com amor a comida que prepara para os outros e de fazer longos passeios em família.

Sílvia Ferreira

Sílvia Ferreira

Assessoria Estratégica e Gestão de Projetos Especiais

Nasceu em Lisboa e é a esta cidade que gosta de regressar das viagens que está sempre pronta para fazer. Mulher, mãe, autarca, conversadora e bailarina, concluiu uma licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais. Não sabia para o que poderia servir o curso, mas sabia que a vida das pessoas, as suas histórias de vida e a forma como elas se ligam ou podem ligar eram muito importantes. Saiu por aí, à procura da razão de ser das coisas e a perguntar porquê. O ato de questionar ajuda-a a desorganizar ideias e pensamentos, na tentativa de as compreender para as reorganizar. É desta forma que tem encontrado lugar para as mudanças e para conjugar e construir coisas diferentes. Trabalhou dez anos no Ministério da Educação, em funções e organismos diversos, tanto na gestão de projetos na área educativa como na assessoria técnica a candidaturas a fundos europeus. Em simultâneo, e fora de horas, foi ganhando espaço a leitura, a pesquisa e o interesse pela modernização dos sistemas e pela inovação ao serviço das pessoas, que culmina com a integração na equipa da Portugal Inovação Social.