O projeto Vozes de Gaia surge da identificação de um problema de iliteracia, para o digital e para os media, que leva a que os consumidores seniores, incapazes de destrinçar a qualidade e a veracidade da informação que recebem, fiquem à mercê de interesses políticos, financeiros e ideológicos. Este problema é de tal dimensão que contribui para outros de igual relevância, como a infoexclusão, por dificuldade de acesso e de manipulação dos meios digitais, e a difusão de informação falsa e descontextualizada, que aumenta o fenómeno das fake news.
Com o objetivo de dar resposta a este problema, foi desenhada uma solução onde os destinatários transformar-se-ão em cidadãos jornalistas, inseridos numa redação comunitária, no concelho de Gaia, onde desenvolverão competências e ferramentas para exercer a sua cidadania em pleno. Cada um dos destinatários terá o acompanhamento de jornalistas profissionais, que os orientarão na recolha, produção e edição de conteúdos que resultarão num jornal digital e em papel, em conteúdos de informação atualizados num site e conteúdos de rádio e podcasts.
Espera-se, no final do projeto, ter contribuído para o aumento da cidadania ativa e participação cívica destes seniores assim como para a diminuição do impacto do isolamento e exclusão social.
Entidade Implementadora FUNDAÇÃO INATEL
Visitar website
Município de Vila Nova de Gaia
149 810 €