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Programa Integrado de Promoção de Literacia (PIPL)

Programa Integrado de Promoção de Literacia (PIPL)
N.º Alunos: 444

Área de Intervenção

Região Norte

Financiamento Total 540 800 €

Portugal 2020 (70%)

270 400 €

Indicador de Resultado

Aumento das competências de literacia

Meta a Atingir

Aumento de 30% das competências de literacia


O insucesso escolar que tem por base dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita motiva o abandono escolar precoce, tendo uma expressão particularmente considerável e preocupante (PISA, 2015).  Os números mostram que os percursos de reprovação têm início em níveis educativos muito precoces e se acentuam à medida que a escolaridade avança, pelo risco de reprovações subsequentes e de abandono escolar precoce é maior para estes alunos. (Relatório da Comissão Europeia, 2012). O estudo desenvolvido por Rodrigues e colaboradores (2017) revela como primeira causa da repetência precoce o défice de competências em leitura e escrita (44%, segundo o referido relatório). Este é um fenómeno multifatorial que radica em défices nas práticas pedagógicas, envolvimento parental / baixos níveis de literacia, frequência das bibliotecas e outros espaços culturais pelas famílias

O PIPL, levando às práticas o que investigação tem produzido nas últimas décadas, assenta a sua atuação em três vetores: desenvolvimento profissional dos Educadores, desenvolvimento das competências de literacia das crianças e envolvimento das famílias em práticas de literacia do quotidiano, tendo como base teórica a perspetiva sócio construtivista da literacia emergente que engloba o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes que se assumem como precursores do desenvolvimento e da aprendizagem da leitura e escrita, abrangendo igualmente os contextos que facilitam esse desenvolvimento.

Espera-se o desenvolvimento profissional dos Educadores que, ancorados na abordagem da literacia emergente e nos normativos legais, se desenvolvam profissionalmente aumentando a sua intencionalidade educativa e pedagógica, com recurso a pedagogias participativas, promovam a melhoria em 30% das competências de literacia, leitura e escrita das crianças no último ano da educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Mais ainda, espera-se que com intencionalidade as famílias sejam envolvidas no processo desenvolvimental das competências de literacia das crianças.

Entidade Implementadora
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)

Cofinanciado por: