O insucesso escolar que tem por base dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita motiva o abandono escolar precoce, tendo uma expressão particularmente considerável e preocupante (PISA, 2015). Os números mostram que os percursos de reprovação têm início em níveis educativos muito precoces e se acentuam à medida que a escolaridade avança, pelo risco de reprovações subsequentes e de abandono escolar precoce é maior para estes alunos. (Relatório da Comissão Europeia, 2012). O estudo desenvolvido por Rodrigues e colaboradores (2017) revela como primeira causa da repetência precoce o défice de competências em leitura e escrita (44%, segundo o referido relatório). Este é um fenómeno multifatorial que radica em défices nas práticas pedagógicas, envolvimento parental / baixos níveis de literacia, frequência das bibliotecas e outros espaços culturais pelas famílias
O PIPL, levando às práticas o que investigação tem produzido nas últimas décadas, assenta a sua atuação em três vetores: desenvolvimento profissional dos Educadores, desenvolvimento das competências de literacia das crianças e envolvimento das famílias em práticas de literacia do quotidiano, tendo como base teórica a perspetiva sócio construtivista da literacia emergente que engloba o conjunto de conhecimentos, competências e atitudes que se assumem como precursores do desenvolvimento e da aprendizagem da leitura e escrita, abrangendo igualmente os contextos que facilitam esse desenvolvimento.
Espera-se o desenvolvimento profissional dos Educadores que, ancorados na abordagem da literacia emergente e nos normativos legais, se desenvolvam profissionalmente aumentando a sua intencionalidade educativa e pedagógica, com recurso a pedagogias participativas, promovam a melhoria em 30% das competências de literacia, leitura e escrita das crianças no último ano da educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico. Mais ainda, espera-se que com intencionalidade as famílias sejam envolvidas no processo desenvolvimental das competências de literacia das crianças.
Entidade Implementadora Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
FUNDAÇÃO AGA KHAN PORTUGAL
270 400 €