“Músicos d’Ouro” é um projeto iniciado em 2014 que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social através da prática orquestral coletiva.
É oferecido às escolas do município que fazem parte dos Territórios Educacionais de Intervenção Prioritária (TEIP), com o objetivo de reforçar a inclusão social e promover o sucesso educacional dos alunos.
Por meio da educação musical, incentiva-se a aquisição de competências e valores socioemocionais como responsabilidade, trabalho em equipe, compromisso com o grupo e sentimento de pertença. Da mesma forma, a prática musical coletiva permite explorar a própria expressão criativa, além de oferecer experiências artísticas enriquecedoras que valorizam a diversidade.
Ambas as dimensões contribuem para a melhoria do bem-estar de crianças e adolescentes, gerando impactos positivos em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
Para além de ser um compromisso com a igualdade de oportunidades no acesso à cultura, o projecto contribui também para o reforço da coesão territorial do concelho de Gondomar, reforçando a ligação ao tecido associativo local (através da organização de concertos conjuntos, iniciativas de angariação de fundos solidários, etc) e incentivando a participação das famílias.
Entidade Implementadora Três por Quatro - Associação Cultural
Visitar website
Município de Gondomar
100 809 €