A demência é uma condição que limita a qualidade de vida e autonomia dos indivíduos, tendo também um elevado impacto familiar, económico e social. No entanto, até ao momento, não existem fármacos que permitam estabilizar o desempenho cognitivo em indivíduos com declínio cognitivo ligeiro, evitando a sua progressão para demência.
Esta iniciativa destina-se a cidadãos do Município de Matosinhos com risco individual de vir a desenvolver demência. Tem como objetivos desenvolver, implementar e avaliar um programa de prevenção do declínio cognitivo de base comunitária, baseado numa metodologia inovadora, sendo composto por múltiplas estratégias não-farmacológicas: treino cognitivo, exercício físico, educação alimentar, capacitação para a adaptação ao declínio cognitivo, e avaliação e correção auditiva.
O seu impacto será avaliado pela comparação de indicadores de saúde e estilo de vida, incluindo o desempenho cognitivo, pré- e pós-intervenção. Paralelamente, serão dinamizadas ações de capacitação de profissionais de saúde, estimulando a criação de projetos semelhantes numa escala mais alargada. A iniciativa MIND-Matosinhos tem potencial para gerar melhorias no diagnóstico precoce de declínio cognitivo, cuidados prestados e qualidade de vida dos indivíduos em risco de demência e seus familiares, assim como na redução dos custos associados à demência.
Entidade Implementadora INSTITUTO DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Visitar website
Município de Matosinhos
87 127 €