Aldeias Pedagógicas
Inclusão Social
Projeto que promove o envelhecimento ativo, a intergeracionalidade e a valorização, participação cívica e familiar e o bem-estar físico e mental do idoso, através da sua participação enquanto guias de uma visita pelo passado de três aldeias, pensada para grupos escolares e outros grupos organizados, que recorda as artes, ofícios e tradições de outros tempos.
As Aldeias Pedagógicas valorizam os saberes, os ofícios, a experiência de vida dos idosos e a sua ligação ao mundo rural tornando-os nos “Mestres” das aldeias: são os idosos que melhor guardam os saberes de outrora e são também eles que melhor os sabem transmitir. Os visitantes percorrem um circuito pelas ruas das “Aldeias”, passando em pontos definidos, ouvindo, observando e experimentando as artes e ofícios destes Mestres/idosos.
O projeto envolve ainda o uso de tecnologias, como o Skype, enquanto linha de contacto entre utilizadores séniores e os seus familiares, de forma a reforçar as relações de proximidade, assim como ações de sensibilização, eventos e um “espaço” de criação artística, que desenvolve a motricidade, a precisão manual, a coordenação psicomotora e a criatividade do idoso.
Visitar website
Município de Bragança
5 477 €
Município de Vimioso
5 477 €