Área de Intervenção

Região Centro

Financiamento Total 112 038 €

Portugal 2020 (70%)

78 427 €

A iniciativa ALDEIAS EDUCADORAS consiste num programa de envelhecimento ativo intergeracional que visa combater o isolamento social dos idosos investindo-os no papel de mestres/professoras/es para uma educação integral de crianças e jovens.

Tendo como mote a importância da intergeracionalidade e da educação integral, o envelhecimento ativo será promovido num contexto de aprendizagem recíproca e significativa que coloca as/os idosas/os no centro do processo enquanto principais guardiãs/ões dos saberes ancestrais, da identidade local que, simbolicamente, vão transferir às novas gerações, através dos grupos de crianças de cada escola. Trata-se de envolver as/os idosas/os numa dinâmica de recolha de património imaterial, feita pelas crianças de cada escola, e partilhada com a comunidade local a partir da experiência explorada e/ou recriada com cada idosa/o.

Com base na recolha de informação, memórias e vivências partilhadas/manifestadas pelo universo de idosas/os em cada aldeia, serão desenvolvidos projetos de investigação-ação que transformam este património num conteúdo estruturado e relacionado com o currículo das/os alunas/os, aplicando a metodologia de projeto no estudo do meio envolvente. Com este processo de partilha,as/os idosas/os são parte integrante da escola (escola ao ar livre) e percebidos como mestres pelas crianças, que ouvem as suas histórias, guiadas pela curiosidade dos desafios, entram nas suas memórias e descobrem as aldeias, sob o mote do conhecido provérbio africano “É preciso uma Aldeia inteira para educar uma criança!”.

Entidade Implementadora
ASSOCIAÇÃO ALDEIA DOS GIRASSÓIS; GO'CHANGE, UNIPESSOAL LIMITADA

Cofinanciado por: