A alimentação saudável está no cerne das preocupações de saúde das pessoas e do planeta. Hoje, mais do que nunca, eleva-se a urgência de desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e menos exigentes na produção em recursos naturais.
O projeto A Cozinha da Avó, promove, através de uma dinâmica intergeracional, a Dieta Mediterrânica como fator de saúde, numa lógica de alimentação local, sazonal e justa. Procura a preservação do saber tradicional na confeção ao qual alia o conhecimento e inovação. De igual maneira, atua na promoção de modos sustentáveis de produção alimentar através do estabelecimento de hortas regenerativas.
O projeto prevê ter impacto real no sistema de produção local, promovendo o regresso à cultura de hortas, e conseguir ser um espaço de partilha e geração de conhecimento entre gerações. Com diferentes iniciativas, desde o estabelecimento de hortas, realização de workshops de cozinha para diferentes públicos, laboratório de cozinha, plataformas de comunicação e estabelecimento de parcerias locais no âmbito da criação de uma rede alimentar local, o projeto tem tido um impacto positivo na comunidade, em especial no contexto da atual pandemia.
Entidade Implementadora CASA DO POVO DE SANTANA DE CAMBAS
Visitar website
Município de Mértola
71 901 €