CENTROS NACIONAIS DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO SOCIAL

A Comissão Europeia pretende promover a criação de Centros Nacionais de Competências para a Inovação Social em cada um dos Estados Membros (EM). Para o efeito, lançou em 2020, um concurso para consórcios de EM com o objetivo de criarem, em parceria e com recursos especializados, estas estruturas nacionais destinadas a apoiar e dinamizar os ecossistemas de inovação social.

Em março de 2021 foram aprovados seis consórcios, incluindo 24 países da União Europeia e o Reino Unido. Portugal está representado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e pela Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS) num desses consórcios, que inclui também a Irlanda, a Bulgária e o Chipre, formalmente designado “ESF+ Network of Competence Centres for Social Innovation” e que adotou na sua comunicação o nome genérico FUSE (Facilitating United approaches to Social innovations in Europe). O consórcio iniciou a sua atividade em maio de 2021 e o projeto deverá estar concluído até abril de 2023.

O Consórcio FUSE é composto pelas seguintes entidades, por país:

Portugal

Irlanda

Bulgária

Chipre

CONSELHO CONSULTIVO DO CENTRO NACIONAL DE COMPETÊNCIAS PARA A INOVAÇÃO SOCIAL

O Conselho Consultivo é composto por entidades do ecossistema de inovação e investimento de impacto em Portugal, dos setores público, social e privado, sendo presidido pela AD&C, pela EMPIS, sob a coordenação da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG,) dada a sua experiência e liderança em Portugal nesta área temática, tendo como competências:

  • Contribuir para a conceção do modelo operacional do Centro Nacional de Competências para a Inovação Social;
  • Contribuir para a Estratégia Nacional para o Investimento e Inovação Social no período 2021-2027.

AGENDA PARA O IMPACTO 2030

A Agenda para o Impacto 2030 (API30) é o resultado do trabalho do Conselho Consultivo, que reflete a visão do ecossistema e consubstancia-se numa orientação estratégica nacional para a inovação social e investimento de impacto em Portugal, para o período até 2030, composta por 5 objetivos e 14 recomendações, focada em fomentar respostas inovadoras para desafios sociais prementes.

O documento já se encontra disponível para consulta (aqui):