A EQUIPA
A Estrutura de Missão Portugal Inovação Social é constituída por uma equipa experiente e multidisciplinar, empenhadamente comprometida com a missão de promover a inovação social e dinamizar o mercado emergente de investimento social em Portugal.
Presidente
Conselho Consultivo
Vice-Presidente
Secretariado Técnico
Equipa de Apoio à Gestão
Equipa à qual compete prestar apoio direto ao Presidente nas áreas de gestão administrativa, patrimonial e de recursos humanos, assim como no apoio estratégico e comunicação.
Equipa Técnica de Financiamento
Equipa à qual compete acompanhar a execução dos quatro instrumentos de financiamento geridos pela Portugal Inovação Social, nomeadamente colaborar na produção da documentação de suporte à sua operacionalização, esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento, analisar candidaturas e verificar a execução dos projetos aprovados.
Equipa de Ativação do Ecossistema
Equipa à qual compete dinamizar os contextos regionais de inovação e de investimento social, divulgando a iniciativa Portugal Inovação Social e respetivos instrumentos de financiamento, mobilizando entidades públicas e privadas para o envolvimento conjunto em projetos de inovação social, esclarecendo dúvidas e promovendo uma rede de partilha de conhecimento e de experiências entre projetos que estimule o desenvolvimento e a sustentabilidade da inovação e do empreendedorismo social nos territórios onde atua.
Filipe Almeida
Presidente
Nasceu em Coimbra, morou em várias cidades do país, estudou nos Estados Unidos e fez o doutoramento no Rio de Janeiro. Académico, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1996. Formado em Gestão de Empresas e doutorado em Administração, com gosto por filosofia moral e outras formas de ver e de pensar. Investigador do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social. Professor de Contabilidade Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Comportamento Organizacional, Ética e Responsabilidade Social das Empresas. Humanista com vocação metafísica. Músico. Ensina para aprender, gosta de sorrir, prefere os campos e as montanhas, repousa na poesia e, se pudesse, deixava todas as horas da vida semeadas.
Manuela Paixão
Secretariado
Natural de Coimbra, a viver em Lisboa desde tenra idade, urbana na forma de estar, no entanto, muito respeitadora e fascinada pela mãe natureza. O nome por si só, Paixão, revela o empenho em tudo o que abraça. Nasceu com todos os sentidos “focados” nos outros e o percurso nos escuteiros e os serviços de voluntariado, são exemplos do sentido que também procura na vida. Como realização máxima elegeu na maternidade, uma missão infinita, com início e sem fim. Ser mãe, obriga-a diariamente a desafios e Inovação permanentes, a ser melhor pessoa, melhor amiga, melhor profissional, melhor colega. De forma leal, humilde e alegre, apresenta-se sempre com os princípios e valores que recebeu, tentando cumprir cada vez melhor, o desafio de Baden Powell, na sua última mensagem, …” deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos…”
Vera Egreja Barracho
Assessoria Estratégica e Projetos Especiais
Nasceu na Figueira da Foz e cresceu em Mação, terras de verde horizonte. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, com Erasmus em Itália depressa ganhou o gosto por descobrir novas culturas e sabores. Especializada pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa tornou-se numa apaixonada por estratégia, inovação e prospetiva. Trabalhou em Bruxelas com fundos comunitários e em São Paulo no lançamento da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A inovação social está na sua vida porque acredita na sua importância para enfrentar os problemas complexos da humanidade. Membro do Health Parliament Portugal, é uma pessoa de causas comprometida com as questões de saúde mental, de igualdade de género e das empresas como uma força do bem.
Carla Rocha
Equipa Técnica de Financiamento
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Um percurso profissional diversificado e muito ligado à Economia Social. Microempresária. Mãe de 6. Com raízes angolanas, costela alfacinha e apaixonada por Coimbra. Restaura móveis e sorrisos. Profundamente crente na ideia, tão bem expressa pela antropóloga Margaret Meade, de que a mudança do mundo está nas mãos de um pequeno grupo de cidadãos conscientes e comprometidos.
Rodrigo Alves
Equipa Técnica de Financiamento
Natural da idílica Castanheira de Pera; cedo se mudou para Coimbra, onde concluiu uma Licenciatura em Economia. A sua experiência profissional está, desde 2008, essencialmente ligada à gestão financeira e administrativa de projetos de financiamento competitivo, do lado das entidades beneficiárias. Em 2021 aceitou um novo desafio e integrou a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, onde acredita que pode contribuir para o desenvolvimento da inovação e investimento social. Sonha com um futuro ligado à atividade agrícola – embora ainda não saiba distinguir um couve portuguesa de uma galega –, no entanto, é na EMPIS que quer estar, pois entende que o impacto social gerado pela criação de novas soluções para os problemas sociais é pedra basilar para a construção de um futuro melhor. Nas manhãs de domingo gosta de andarilhar pelos campos do Mondego, mas é junto das filhas que se sente feliz.
Ana Raquel Rocha
Equipa Técnica de Financiamento
Miúda dos anos 80. Nortenha de coração. Feita de sonhos, de sorrisos e de abraços; do silêncio; da ciclicidade da natureza; do poder da sensibilidade e da força do olhar africano. Tem espírito curioso e inquieto. Já viveu em Vila Real de Trás os Montes, apaixonou-se pela luz da capital e agora aventura-se por Coimbra. Formada em Economia, trabalhou sempre no sector público e com fundos comunitários. Seguiu-se uma pós-graduação em Economia Social e Solidária e a concretização de um objetivo: abraçar novos desafios na área do terceiro sector, nomeadamente, na Portugal Inovação Social. Nos tempos livres dedica-se à fotografia, faz voluntariado e pratica Ashtanga Yoga.
Alexandra Neves
Representante Regional do Centro
Nascida e criada no “Reino Maravilhoso”. Queria ser jornalista ou psicóloga para poder trabalhar em cenários de guerra ou de catástrofe porque se sentia fascinada pelas imagens que a TV enviava para as nossas casas. Quis o destino que se formasse em Gestão de Recursos Humanos e em Gerontologia. Cuidadora de quem precisa. Maestrina. Missionária. Incansável defensora da justiça e do amor. Ri por tudo e por quase nada. Quis também o destino que se juntasse à Portugal Inovação Social, onde hoje pode ser um pouco jornalista, um pouco psicóloga e um pouco gestora, mas noutras guerras: descobrir, motivar e acompanhar projetos que transformam as comunidades e o mundo.
Marta Albuquerque
Vice-Presidente
Nasceu em Mangualde. Mãe. Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Com paciência natural para ouvir os números e mastigar as letras, enfrenta a burocracia, as normas, os planos, os enganos e as pessoas com a calma de quem sabe que tudo é mais simples do que parece. Gosta mais de gostar do que de gastar. E depois de 15 anos a planear, gerir e controlar o orçamento na Infraestruturas de Portugal, decidiu apanhar o comboio da Inovação Social para ajudar a transformar o Mundo.
Mário Dias
Secretário-Técnico (coordena a Equipa Técnica de Financiamento)
Nasceu e mora em Coimbra. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Acompanha os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, do lado da entidade financiadora, desde 2001, e está na Portugal Inovação Social desde 2015. Adepto da Académica de Coimbra desde sempre. Joga basquetebol mas também pratica outros desportos que não beneficiam da sua altura. Gosta de música. Curioso, frontal, enigmático e com sentido de humor.
Marco Costa
Equipa Técnica de Financiamento
Nasceu e cresceu em Penacova, junto ao rio Mondego. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o período universitário marcou-o não só em termos académicos, ao confirmar o seu gosto pela gestão financeira e pelos sistemas de informação, mas também em termos sociais, porque conheceu amigos para a vida. Esteve sempre ligado aos Fundos Comunitários, quer do lado das entidades promotoras quer do lado das entidades financiadoras. Integra a Portugal Inovação Social desde 2015, um projeto que considera “disruptivo e motivador”, com uma equipa com a qual se identifica muito. Apaixonado por Tecnologia, Natureza, Cinema, Sporting e boas patuscadas em família ou com amigos. Na adolescência passou por uma experiência que o pôs à prova e que moldou o seu caráter e a forma como encara a vida: é um otimista convicto e apologista de que devemos viver o presente, um dia de cada vez. Acredita que o sorriso contagia. Adora o que faz e a sua grande prioridade é a família.
Inês Martins
Equipa Técnica de Financiamento
Nascida no Alentejo e crescida na região Centro, valoriza o contacto com a natureza e com os animais. É licenciada e mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O seu percurso profissional tem-se desenvolvido no âmbito dos fundos comunitários, desde o início, primeiramente na área da inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico, do lado das entidades promotoras. Numa segunda fase, do lado das entidades financiadoras, associada aos apoios concedidos ao abrigo do Fundo Social Europeu, onde se enquadra o desafio de fazer parte da Portugal Inovação Social.
Sara Santos
Equipa Técnica de Financiamento
Nascida em Coimbra mas vive desde tenra idade em Cantanhede, andou a viajar entre estas duas cidades para concluir a Licenciatura e o Mestrado em Economia. Tem o primeiro contacto com projetos financiados quando surge a oportunidade de apoiar a gestão do Grupo de Estudos Monetários e Financeiros na FEUC. Em 2015 quis ir mais longe e integrou a equipa de gestores de projeto da UC onde acompanhou, na ótica do beneficiário, projetos financiados nomeadamente FEDER e FEAMP. Em 2022, com o objetivo de conhecer o outro lado da moeda, e numa tipologia até então desconhecida, abraçou o desafio de integrar a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, onde acredita que pode contribuir para o desenvolvimento da inovação e investimento social. Adora viajar, tem uma fixação incompreensível por Londres, mas a sua verdadeira paixão é a música.
Dora Dias
Equipa Técnica de Financiamento
Licenciada em Política Social tem como pontos cardeais a ética e a justiça, a liberdade e a tolerância. Trabalhou em várias áreas da intervenção social motivada pelo inconformismo perante todas as desigualdades. Natural de Oliveira de Azeméis, parou noutras estações onde se apaixonou pelas paisagens alentejanas e bairradinas e, mais ainda, pelas suas gentes e culturas. A música e a literatura levam-na a empreender outras viagens e a relativizar a sua discreta passagem no mundo. Cuidadora de gatos e de jardins é neles que encontra o seu porto de abrigo. Família primeiro, mas o trabalho nunca ficou para trás e, tal como Sebastião da Gama, à pergunta “Tens muito que fazer?”, responde sempre de sorriso aberto: “Não, tenho muito que amar”.
Helena Loureiro
Representante Regional do Norte
Licenciada em Psicologia, iniciou a sua carreira como técnica superior na Câmara Municipal de Gondomar, presidiu à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar e foi Chefe de Divisão da Ação Social e Saúde no Município de Gondomar. Sócia fundadora e Presidente da Direção da Gondomar Social – Associação de Intervenção Comunitária –, que tutela a primeira Casa de Acolhimento Residencial Especializado “Gondomar Coração d’Ouro”. Portuense com muito orgulho, adora ouvir e sentir música, cozinhar para poucos ou para muitos, patinar no chão firme ou nos sonhos impossíveis, conversar porque sim, conhecer novas pessoas, misturar-se com outras culturas e aprender sempre. Crescer com os filhos é a sua paixão. Azul e branco é o seu coração!
Francisco Fragoso
Representante Regional do Alentejo e Algarve
Pai, alentejano e benfiquista. Gosta de Sociologia porque lhe facilita alguns entendimentos. Durante um par de décadas, desenhou e geriu projetos, criou, ajudou a criar e geriu empresas, geriu ONG’s e participou na administração de outras organizações ligadas ao desenvolvimento. Foi consultor e publicou vários livros. Acredita na inovação social e no desenvolvimento sustentável. Fotografa porque não sabe pintar. Fotografa porque não sabe escrever poesia. Fotografa porque acredita que a natureza é o nosso melhor poema numa tela. Talvez um dia tenha querido mudar o mundo mas depressa concluiu que ele é que tinha de mudar. O mundo é que sabe. E sabe bem.