A inovação social vai estar em destaque no palco FORUM da Web Summit, no dia 6 de novembro, pelas 13h30, com a sessão Social Innovation: Achieving a triple A rating for Europe. Nesta sessão será apresentada a “Declaração de Lisboa – A Inovação Social como caminho para uma Europa mais sustentável, resiliente e inclusiva”, um documento que contém um conjunto de propostas dirigidas à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e aos Estados Membros, tendo em vista uma maior expressão da inovação social no próximo orçamento comunitário 2021-2027.

Nesta sessão participarão o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, e a Diretora de Inovação Inclusiva da Fundação Nesta, Madeleine Gabriel, que fará a apresentação do documento em nome do Consórcio SIC-Social Innovation Community.

A Portugal Inovação Social foi uma das entidades que contribuiu para a elaboração das propostas da Declaração de Lisboa, que têm por objetivo aumentar o investimento em inovação com impacto social, fomentar parcerias entre setores e entre Estados Membros e incluem ideias como a criação de um Observatório Europeu para a Inovação Social e a criação de bolsas de estágio para o desenvolvimento de projetos comunitários. A declaração contém ainda recomendações para a simplificação dos mecanismos de financiamento de inovação social e de reforço do investimento nas regiões mais carenciadas.

Simbolicamente, os três responsáveis portugueses vão receber uma cópia deste relatório, que começou a ser elaborado há um ano, durante a Conferência “Novas Perspectivas para a Inovação Social”, realizada em Lisboa e coorganizada pela Comissão Europeia, pelo Governo Português e pela Fundação Calouste Gulbenkian.