No dia 11 de abril, o auditório da CCDR do Algarve, em Faro, acolheu o lançamento da Portugal Inovação Social, numa sessão com casa cheia e que contou com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Depois das regiões do Norte, Centro e Alentejo, é agora a vez de a região mais a sul do país poder beneficiar de 5 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores que respondam a problemas sociais de forma criativa e diferenciada das respostas tradicionais.
Perante uma plateia repleta, que reuniu 150 pessoas provenientes de todo o Algarve para conhecerem os instrumentos de financiamento da Portugal Inovação Social – numa apresentação a cargo do Presidente da iniciativa, Filipe Almeida -, foram ainda dados a conhecer dois projetos que estão atualmente a ser apoiados nas outras regiões: EKUI e Apps for Good. Celmira Macedo, fundadora da metodologia EKUI, e João Baracho, responsável pelo Apps for Good/CDI Portugal, partilharam com os presentes de que forma os projetos que dirigem estão a fazer a diferença e a transformar vidas.
Na sessão participaram ainda o Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, Jorge Botelho, que deixaram o compromisso de incentivar e apoiar as entidades da economia social daquele território a candidatar-se e a beneficiar destes fundos, cujo primeiro concurso deverá ser anunciado em breve.
O encerramento da sessão ficou a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
A entrada da Portugal Inovação Social no Algarve, através do CRESC-Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve no âmbito do Portugal2020), representa uma valiosa oportunidade para que as entidades da economia social a operar neste território consigam viabilizar o desenvolvimento e a implementação de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social em domínios como a educação, a inclusão social, o emprego, a saúde ou a justiça.
Embora a data de lançamento do primeiro concurso ainda esteja por anunciar, sabe-se já que os instrumentos de financiamento da Portugal Inovação Social que ficarão disponíveis no Algarve são a Capacitação para o Investimento Social, Parcerias para o Impacto e Títulos de Impacto Social.