Encerrou no dia 31 de outubro de 2016 o período de candidaturas ao Programa de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social.

Houve forte procura, tendo sido submetidas 50 candidaturas de iniciativas de inovação e empreendedorismo social com um total de necessidades de financiamento de 12.8M euros.

Estas iniciativas trouxeram 4.2M euros de compromissos de investimento social e requereram financiamento de 8.6M euros ao Portugal2020 (POISE: Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego). Os projetos vieram das três regiões elegíveis: 21 Norte, 19 Centro e 10 Alentejo.

As candidaturas oscilam entre os 71,500 euros e 980,000 euros de financiamento, a maior parte delas propondo planos de desenvolvimento a três anos.

A maior parte das candidaturas é apresentada por associações. Os investidores são diversificados, incluindo fundações, empresas, municípios/CIMs, e investidores internacionais.

Estes número demonstram a dinâmica de inovação na economia social e a disponibilidade de diferentes entidades para serem investidores sociais na lógica de filantropia de impacto.

Decorrerá agora o processo de análise de candidaturas pelas equipas da Portugal Inovação Social e do POISE.