Foi publicado, em setembro de 2015, um estudo do Barclays Bank sobre investimento social e filantropia de impacto, intitulado “The Value of Being Human: A Behavioural Framework for Impact Investing and Philanthropy”. (O Valor de Ser Humano: Um Modelo Comportamental para o Investimento Social”).
Tendo em conta o crescimento do investimento social nos últimos anos, levanta-se uma questão da maior pertinência para compreender o funcionamento desta nova vaga de investimento: Como é que os investidores lidam com o desafio de equilibrarem os seus objetivos sociais e financeiros?
Com este relatório, baseado no estudo de mais de 1800 investidores do Reino Unido, o Barclays Bank oferece aos investidores ferramentas para melhor compreenderem as suas motivações e saberem abordar o desafio de gerar o maior impacto social possível com a sua riqueza.
Destacamos algumas das principais premissas e conclusões do estudo:
- 70% dos investidores gostaria de gerar impacto social com os seus investimentos. No entanto, apenas cerca de 9% já realizaram investimentos de impacto, sendo que 90% destes planeiam continuar a fazê-lo;
- Para desbloquear a procura latente pelo investimento de impacto é necessário focar nas necessidades e motivações dos investidores, tornando o investimento social realista em termos de expetativas e fácil de adotar;
- Qualquer abordagem ao investimento social do ponto de vista do investidor deve abarcar o conjunto de possibilidades, do investimento tradicional à filantropia, para refletir de forma mais completa as opções e motivações dos investidores;
- Para desbloquear o potencial do investimento social, é importante perceber que gerar impacto social sem custos financeiros para o investidor deve ser visto como a exceção e não a regra, até porque investimentos sociais que não exijam compromisso em termos de liquidez, risco ou rentabilidade, provavelmente encontrarão financiamento no mercado de investimento tradicional.
A ferramenta de decisão desenvolvida pela equipa do Barclays permite que, com base na resposta a um conjunto simples de perguntas, cada investidor consiga perceber o seu “orçamento de impacto social” e que parte da sua riqueza deve alocar a cada tipo de investimento social. A utilização da ferramenta de alocação de investimentos proposta pelo Barclays possibilita o aumento quer do investimento de impacto quer do investimento filantrópico, levando a uma redução da liquidez excessiva do portfolio de investimentos.
Conheça melhor o estudo “The Value of Being Human: A Behavioural Framework for Impact Investing and Philanthropy“.