A Portugal Inovação Social coorganiza a primeira edição mundial do fórum sobre inovação social, a ter lugar nos dias 25 e 26 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta primeira edição mundial do Social Innovation World Forum, realizada em Portugal e promovida pela Portugal Inovação Social e pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o apoio do Laboratório de Investimento Social, tem como tema Investimento social: uma agenda para 2020.
Este fórum internacional pretende promover a discussão sobre os temas emergentes do investimento social, através de testemunhos inspiradores de empreendedores sociais nacionais e internacionais, articulados com propostas de caminho para o futuro, pela voz dos principais atores do mercado: investidores, organizações sociais e entidades do setor público.

Para além da presença do Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e do Presidente da Comissão Diretiva da iniciativa Portugal Inovação Social, Filipe Santos, ao longo dos dois dias, o evento contará com oradores internacionais de renome, dos quais se destacam Marianne Thyssen  (Comissária Europeia para o Emprego e Assuntos Sociais), Nick Hurd (ex-Ministro para o Terceiro Sector no Reino Unido), Pamela Hartigan (Diretora no Skoll Centre for Social Entrepreneurship da Universidade de Oxford), Mary Gordon (Fundadora do programa Roots of Empathy) e Uli Grabenwarter (Deputy Director no European Investment Fund).  A nível nacional, o evento terá a participação de Miguel Poiares Maduro (Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional), Pedro Mota Soares (Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social) e Filipe Santos (Presidente da Comissão Diretiva da iniciativa Portugal Inovação Social).
O programa inclui ainda, no primeiro dia (25 de junho), a participação de empreendedores internacionais como Chris Sheldrick, da What3words – um projeto que ganhou o reconhecimento da Wired; Stan Karpenko, fundador da Give Vision e que pretende revolucionar a forma como cegos e amblíopes se relacionam com pessoas e objetos; e, Miguel Neiva, criador da ColorADD – o primeiro código universal para daltónicos.

No mesmo dia, será atribuído o BiG Impact Award – o primeiro prémio de empreendedorismo de impacto em Portugal, com o patrocínio do BiG – Banco de Investimento Global e o apoio da Mustard Seed. Os dez finalistas irão apresentar os seus projetos, que aliam modelos de negócio sustentáveis a impacto social e/ou ambiental. A app do evento irá permitir que a audiência do evento vote e eleja os vencedores, em tempo real.