Como talvez saiba e se recorde, em julho de 2018 a Portugal Inovação Social organizou a primeira Aldeia da Inovação Social, um evento público e agregador que durante dois dias reuniu o ecossistema de inovação social na aldeia da Cerdeira, na Serra da Lousã, com o objetivo de apresentar os primeiros projetos aprovados no âmbito da iniciativa pública e celebrar os resultados já alcançados.
Cinco anos depois, a Portugal Inovação Social juntou-se à CASES e à ESLIDER para organizar a segunda edição da Aldeia da Inovação Social, na Aldeia da Luz, em Mourão, no Alentejo, nos dias 20 e 21 de junho de 2023.
Em plena transição entre períodos de financiamento europeu plurianual, e com um ecossistema mais organizado, mais dinâmico, mais diverso e significativamente mais amplo, foi o momento ideal para fazer um balanço, mobilizar agentes de mudança, promover a visibilidade internacional da experiência e do ecossistema português e projetar o futuro.
Por ali passaram 170 oradores, dezenas de projetos apresentados em nome próprio e mais de 1500 participantes.
Foi um encontro histórico e irrepetível, por muitos e bons motivos, que marca um momento de viragem e de aceleração do ecossistema de inovação social em Portugal, com novas ideias, novas parcerias, novas formas de pensar e de fazer, novas possibilidades de coesão e de desenvolvimento, fortalecendo também a imagem que dele têm alguns importantes interlocutores europeus que tiveram oportunidade de presenciar o seu dinamismo.
A Aldeia da Luz e Mourão ficaram também no mapa mental e geográfico de todos os participantes, valorizando assim mais um território de elevado potencial e beleza, tal como já havia acontecido em 2018 na serra da Lousã.
Recorde o maior encontro do ecossistema de inovação social em Portugal: