O projeto European Social Entrepreneurship Monitor (ESEM) é uma nova iniciativa lançada pela Euclid Network em colaboração com mais de 20 membros e parceiros, incluindo a ESLIDER, com o apoio da Comissão Europeia.

Esta iniciativa visa colmatar a atual lacuna de informação sobre empreendedores e organizações sociais na Europa e informar os decisores políticos, governamentais, da sociedade civil e da economia sobre as necessidades e desafios que os empreendedores sociais enfrentam a nível nacional e em toda a Europa. Os estudos bem-sucedidos anteriores, realizados na Alemanha, Holanda e Reino Unido, levaram a importantes transformações para a Economia Social a nível da legislação, políticas públicas, apoio, aumento do financiamento e investimento.

Ao partilharem o seu conhecimento e perspetivas hoje, os/as empreendedores/as sociais ajudarão a informar a próxima geração de iniciativas da Economia Social e a ter impacto nas políticas de investimento, financiamento e apoio que poderão afetar substancialmente as suas organizações no futuro.

Aproveita a oportunidade de fazer ouvir a tua voz e participa no inquérito disponível aqui!

As conclusões do estudo contribuirão para o Plano de Ação Europeu para a Economia Social concebido pela Comissão Europeia, impulsionará o futuro da Economia Social e seus agentes e será apresentado na Cimeira Europeia da Economia Social (European Social Economy Summit) #EUSES na cidade de Mannheim nos dias 26-27 de Maio de 2021, evento co-organizado pela Comissão Europeia.