No âmbito da mobilização dos projetos alvo de investimento pelo Fundo para a Inovação Social (FIS), decorreu no dia 15 de julho a visita e assinatura do contrato de financiamento do FIS capital com o projeto Lota Digital (BITCLIQ).

Iniciado há ano e meio no Porto de Peniche, e já com mais de 30 embarcações de pesca aderentes, o projeto liderado pela startup BITCLIQ das Caldas da Rainha tem como principal inovação a venda de pescado através da plataforma, logo a partir das embarcações, sem que estas necessitem de descarregar as capturas na lota.

Tendo um foco de intervenção tecnológica no contexto de uma classe profissional revestida de vulnerabilidades estruturais e da ameaça da sua extinção cujos impactos sociais são graves e afetam comunidades desprotegidas, a Lota Digital apresenta-se, também, como um projeto com efeitos positivos inerentes da tecnologia que se estendem necessariamente até ao cidadão consumidor.

O êxito deste projeto depende e implica necessariamente um impacto ambiental e social. Por um lado, com a diminuição do desperdício de recursos naturais. E por outro, com a melhoria transversal dos hábitos de consumo. A intenção de “democratizar o uso de uma forma mais simples e transparente de transacionar o pescado fresco” constitui uma proposta de valor para a sociedade, com um potencial de inclusão efetivo do ponto de vista da saúde alimentar.

Na visita e assinatura do contrato de financiamento, estiveram presentes o Secretário de Estado das Pescas José Apolinário e o Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes que tutela a Portugal Inovação Social.

Para José Gomes Mendes “A lota digital da BITCLIQ é um projeto empresarial que endereça o tema da cadeia de valor do pescado, desde a captura até ao mercado. Por essa razão, o investimento conjunto do FIS e dos co investidores que operam no capital de risco é a combinação perfeita para responder às preocupações sociais e económicas em jogo. Um caso emblemático de inovação social.“

O Investimento contratualizado destina-se não só a aumentar a rentabilidade do setor, mas também a garantir a qualidade alimentar do pescado junto dos consumidores.