A Portugal Inovação Social regressa ao Pinhal Interior no dia 19 de dezembro para apresentar publicamente os 17 projetos aprovados ao abrigo do concurso  Parcerias para o Impacto dirigido especialmente àquele território. A sessão decorrerá no Centro Cultural de Ansião, a partir das 10h00, e será presidida pelo Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, contando ainda com a participação da Secretária de Estado da Valorização do Inteiror, Isabel Ferreira.

O concurso em causa foi lançado em janeiro de 2019, em parceria com a Secretaria de Estado da Valorização do Interior, como parte do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, com vista a reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando incentivos à implementação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social orientadas para a resolução dos seus desafios sociais específicos.

A dotação inicial de 1 milhão de euros do concurso foi ultrapassada, tendo sido destinados a estes projetos 1,7 milhões de euros de financiamento proveniente do Fundo Social Europeu (através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), a que se somam 700 mil euros de investimento social, mobilizado através das 61 parcerias firmadas com várias entidades públicas e privadas, totalizando 2,4 milhões de euros de investimento que vão contribuir para a recuperação do território.

Os projetos aprovados estão já em fase de execução e distribuem-se pelas áreas da Educação, Emprego, Inclusão Social, Proteção Social e Saúde e vão ser implementados em 15 dos 19 municípios do Pinhal Interior: Alvaiázere, Ansião, Arganil, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Mação, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Tábua e Vila Nova de Poiares, sendo que 12 municípios coinvestiram montantes próprios.

O Pinhal Interior enfrenta desafios sociais muito particulares, como o isolamento e a solidão da população idosa ou o absentismo laboral decorrente dos processos de luto ainda não ultrapassados, tanto relativamente à morte de familiares, como à perda de fontes de rendimento provenientes da agricultura ou criação de gado. Neste sentido, os 17 projetos aprovados pela Portugal Inovação Social procuram contribuir para atenuar estes problemas com soluções inovadoras e eficazes.

A sessão de apresentação, aberta a todos os que queiram conhecer mais a fundo os 17 projetos que estão a ser implementados, vai decorrer em formato storytelling e terá ainda o testemunho presencial de alguns dos destinatários.

INSCRIÇÕES AQUI

Saiba mais sobre os projetos de inovação social no Pinhal Interior

 

PROGRAMA

10h00 RECEÇÃO DE PARTICIPANTES

10h30 ABERTURA

Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social
Isabel Ferreira, Secretária de Estado da Valorização do Interior

10h45 “AS HISTÓRIAS QUE QUEREMOS CONTAR”

Pitch dos projetos Academia MyPolis e Sorrisos de Porta em Porta

Apresentação dos 17 projetos de inovação social aprovados no concurso Parcerias para o Impacto destinado aos 19 municípios do Pinhal Interior, em formato storytelling dando resposta às perguntas:

– Que problemas?
– Que respostas inovadoras?
– Que histórias vamos mudar?

11h45 ENCERRAMENTO
António Domingues, Presidente da Câmara Municipal de Ansião
José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento

12h00 VISITA À MOSTRA DE PROJETOS

 

*A apresentação do evento será feita pela Rádio Miúdos, nomeadamente por “miúdos” do projeto Rádio Escolas aprovado em Ansião.