Com o intuito de debater o potencial do instrumento de financiamento Títulos de Impacto Social, a Portugal Inovação Social organiza o encontro Investimento de Impacto: para melhorar as políticas e a vida. Será no dia 27 de novembro, a partir das 09h30, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian.

O primeiro painel, “Investimento social privado: que retorno para as empresas e para o país”, contará com a participação de Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social, Margarida Couto, Presidente da GRACE e Diretora Executiva da Fundação Vasco Vieira de Almeida, Luís Jerónimo, Diretor do Programa Coesão e Integração Social da Fundação Gulbenkian, e Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão. A discussão centrar-se-á não só no retorno social dos Títulos de Impacto Social, mas também nas vantagens, para os investidores sociais privados e para o Estado, do financiamento de projetos de inovação social segundo este modelo. Este debate será moderado por um jornalista da TSF e posteriormente transmitido nessa estação de rádio, em data a anunciar.

O segundo painel, com moderação de Luís Fonseca, da MAZE, dedicar-se-á a explorar os projetos que já são financiados ao abrigo deste modelo, alguns já com resultados demonstrados. O painel “Reembolsar o sucesso e maximizar o impacto: três Títulos de Impacto Social portugueses” incluirá a experiência de Ana Pinheiro, do projeto Cuidar de quem cuida, Francisco Miranda, do projeto SPOT, e João Magalhães, do projeto Academia de Código.

A abertura do encontro estará a cargo de Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e o encerramento será da responsabilidade do Secretário de Estado do Planeamento, José Gomes Mendes, que tutela a iniciativa Portugal Inovação Social.

Confirmações de presença através do email secretariado@inovacaosocial.portugal2020.pt.

 

PROGRAMA

09h30 | Receção de participantes

 

10h00 | Abertura

Isabel Mota, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

 

10h15 | Investimento social privado: que retorno para as empresas e para o país?

Filipe Almeida, Presidente da Portugal Inovação Social

Luís Jerónimo, Diretor do Programa Integração e Coesão Social da Fundação Calouste Gulbenkian

Margarida Couto, Presidente da GRACE

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão

Moderação: TSF

 

11h00 | Reembolsar o sucesso e maximizar o impacto: três Títulos de Impacto Social portugueses

Emprego: João Magalhães, Academia de Código

Saúde: Ana Pinheiro, Cuidar de quem cuida

Educação: Francisco Miranda, SPOT

Moderação: Luís Fonseca, MAZE

 

11h45 | Encerramento

José Gomes Mendes, Secretário de Estado do Planeamento