A Portugal Inovação Social aprovou mais 9 projetos no Algarve, ao abrigo do segundo concurso Parcerias para o Impacto lançado naquela região. Os 9 projetos representam um total de 1,3 milhões de financiamento público aprovado, a que acrescem cerca de 570 mil euros em investimento social mobilizado.

Estes projetos vão testar soluções inovadoras em áreas como a saúde, a proteção social e a educação, e serão implementados em 15 municípios do Algarve, nomeadamente Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo.

Este foi o segundo concurso de Parcerias para o Impacto que a Portugal Inovação Social a abrir para a região algarvia desde 2018, existindo na região seis outros projetos de inovação social a decorrer com o apoio da Portugal Inovação Social, nomeadamente a Academia IluminArte, a Incubadora de Inovação Social Loulé e Algarve, a AJO – Academia para capacitação do/a Jovem de Olhão, a MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa, o Café Interior – “Café Terapêutico” e CriAtividade®.

Neste momento, estão ainda abertas, até 13 de janeiro de 2020, candidaturas ao terceiro concurso.

 

OS PROJETOS

CRIA Algarve

Entidade: APEXA – ASSOCIAÇÃO DE APOIO À PESSOA EXCEPCIONAL DO ALGARVE

Concelho(s) de implementação: Albufeira; Lagoa; Silves; Loulé; Portimão

CRIA – Algarve é um projeto que vai criar seis Centros de Recursos Inovadores, Terapêuticos, Reabilitativos e Inclusivos. Com intervenção numa área de 654 Km2 e dando uma resposta totalmente inovadora na área da saúde a 120 beneficiários, o foco do CRIA Algarve é o desenvolvimento individual da pessoa através das áreas da Prevenção e da Inovação na Comunidade.

 

O Nosso Chão Algarve

 Entidade: RÉS DO CHÃO CENTO E DEZANOVE ASSOCIAÇÃO

Concelho(s) de implementação: Albufeira

O Nosso Chão Algarve é uma ferramenta na forma de um jogo pedagógico que ensina a jovens e crianças competências de cidadania para as boas práticas de utilização, preservação e qualificação do espaço público. Através de um percurso gamificado, motivados por conquistar territórios do tabuleiro de jogo, os jogadores vão idealizar soluções e desenvolver ações concretas para melhorar espaços públicos reais.

 

Ser Mental

Entidade: MOJU – ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO JUVENIL EM OLHÃO

Concelho(s) de implementação: Olhão

A iniciativa SER Mental – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência propõe a criação de um serviço de cariz comunitário de intervenção especializada em rede que, em parceria com as entidades com competência em matéria de infância e juventude, visa prevenir precocemente situações de risco em crianças e jovens e promover a saúde mental na infância e da adolescência.

 

MyPolis – Cidadania 4.0 em Portimão

Entidade: DISCURSO PARALELO – ASSOCIAÇÃO

Concelho(s) de implementação: Portimão

A MyPolis é uma plataforma mobile e web que atualiza a participação cívica para o século XXI. Inspirados na Polis grega, o projeto pretende construir uma nova Polis de millennials que participe politicamente através dos seus telemóveis, de forma simples e intuitiva. As principais funcionalidades são a votação de propostas políticas e a criação de um perfil de cidadania que recorre a gamificação para aumentar o engagement.

 

Volta ao Monte

Entidade: ODIANA – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO BAIXO GUADIANA

Concelho(s) de implementação: Castro Marim

Volta ao Monte pretende atenuar a inatividade física, mental e o isolamento social dos idosos de meios rurais, incentivando a caminhada e promovendo o empowerment dos envolvidos, como forma de melhorar as condições de saúde e qualidade de vida deste grupo-alvo. A iniciativa contempla a monitorização dos resultados através do registo numa ferramenta digital que será criada para o efeito e prevê atuar em três montes, com 30 idosos, nove chefes de equipa e criar três Percursos de Saúde.

 

Horta Social Urbana “Horta N´isso”

Entidade: ASSOCIAÇÃO ALGARVIA DE PAIS E AMIGOS DE CRIANÇAS DIMINUIDAS MENTAIS

Concelho(s) de implementação: Faro

O projeto Horta Urbana Social “Horta N´isso” promove a inclusão social e a capacitação ativa de pessoas com deficiência intelectual, que se encontram fora do sistema de ensino e formação profissional, e de desempregados de longa duração ou beneficiários do RSI, através da prática e capacitação numa Horta Urbana. Será criada uma Horta Urbana no topo do Mercado Municipal de Faro, onde serão comercializados alguns dos produtos que irão ser produzidos.

 

Projeto Lado a Lado

Entidade: AECT – ASSOCIAÇÃO EM CONTATO TAVIRA

Concelho(s) de implementação: Tavira

Lado a Lado enquadra-se no âmbito dos paradigmas do envelhecimento ativo e do ageing in place, oferecendo uma abordagem holística e inovadora na área do envelhecimento. Tenciona combater o isolamento e solidão, criando uma imagem positiva da pessoa idosa, como agentes indispensáveis de uma sociedade inclusiva, participativa, ativa e saudável, encarando o aumento da esperança média de vida, com saúde e independência.

 

Prato Certo – Faz as escolhas Certas à mesa!

Entidade: ASSOCIAÇÃO IN LOCO, DE INTERVENÇÃO, FORMAÇÃO E ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Concelho(s) de implementação: Alcoutim; Aljezur; Castro Marim; Faro; Lagoa; Lagos; Loulé; Monchique; Portimão; São Brás de Alportel; Silves; Tavira; Vila do Bispo

O Prato Certo tem como objetivo a sensibilização, intervenção e capacitação de indivíduos para a recolocação da alimentação saudável no seu quotidiano, fornecendo informação e ferramentas para o reconhecimento do estilo de vida mediterrânico.

 

Reabilitar para a Vida

Entidade: CRUZ VERMELHA PORTUGUESA

Concelho(s) de implementação: Alcoutim; Castro Marim; Tavira

Reabilitar para a vida visa unir terapêuticas alternativas, nomeadamente a realidade virtual, uma vez que esta técnica tem tido uma forte intervenção na promoção do envelhecimento ativo, traduzindo-se no aumento do bem-estar e na ajuda à prevenção da perda de capacidades cognitivas e físicas.