O concurso de Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social para as regiões Norte, Centro e Alentejo, encerrado no passado dia 17 de setembro, atingiu um número surpreendente de candidaturas, cuja solicitação de financiamento mais que duplica os 20 milhões de euros de dotação do concurso.

As 247 candidaturas submetidas representam uma solicitação de financiamento público de cerca de 47 milhões de euros. Ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, o financiamento público cobre 70% das necessidades de financiamento dos projetos, pelo que foram ainda mobilizados mais de 20 milhões de euros de investimento social (restantes 30%), provenientes de municípios, empresas, fundações ou outras entidades que pretendem cofinanciar estes projetos.

Em termos regionais, registaram-se 111 candidaturas no Norte, 114 candidaturas no Centro e 22 candidaturas no Alentejo. Os concelhos de realização dos projetos que mais surgem nas candidaturas são Porto, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Braga, Ourém, Valongo e Fundão, entre outros. De entre as 247 candidaturas, constam 128 projetos de entidades que nunca tinham concorrido a financiamento no âmbito da Portugal inovação Social. É ainda de constatar a presença de mais empresas e instituições de ensino superior a concurso, mas a maioria dos projetos continua a ser desenvolvida por entidades da economia social (217 projetos).

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, um dos quatro geridos pela Portugal Inovação Social, destina-se a financiar a implementação, desenvolvimento ou expansão de projetos com impacto social nas áreas como a Educação, Saúde, Emprego, Justiça ou a Inclusão Social, assegurando 70% das suas necessidades de financiamento. Os restantes 30% devem ser assegurados por investidores sociais, públicos ou privados.

O financiamento do concurso agora encerrado é proveniente do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.