Celmira Macedo é a empreendedora social responsável pela criação de uma metodologia inovadora e inclusiva de aprendizagem do alfabeto, a EKUI, um dos primeiros projetos apoiados pela Portugal Inovação Social em 2017. Criou entretanto um novo projeto, Um por tod@s, que promove igualmente a inclusão e combate a segregação das pessoas com deficiência, tendo também merecido o apoio da Portugal Inovação Social.

Inconformada e sonhadora, é dela, desta vez, a Palavra de Empreendedora.

1- Define numa palavra o que é, para ti, a inovação social
Inovação social é garantir EQUIDADE no acesso a bens e serviços a todos os cidadãos. De forma eficaz e eficiente.

2 – Recomenda um livro para mudar o mundo
A Arte do inconformismo, de Chris Guillebeau. Este livro (muito simples) ajudou-me a entender tudo o que faço e o que sou: uma inconformista, uma insatisfeita com as respostas que vida dá. Aquela que acredita que os sonhos são possíveis de alcançar, sobretudo se no seu colo couberem o bem-estar e qualidade da vida de outros.
O inconformismo dói, mas se o souberes gerir, com arte e sabedoria, perceberás que a chave do sucesso está em descobrir o que realmente te apaixona, mesmo que ninguém te pague para isso. E se conseguires realizar essa proeza, passarás a vida inteira a trabalhar (a fazer o bem, bem-feito, que é fazê-lo com sustentabilidade), mas sem sentir que tens um trabalho ou uma obrigação. Permite-te ser feliz e realizado a nível profissional e na vida pessoal. E isto sim, é arte. Afinal para ganhar a vida, não é preciso deixar de viver.

3 – Destaca um evento imperdível

INSEAD Social Entrepreneurship Programme (Fontainebleau – France). Porque todos os dias são dias de aprender e todas as oportunidades são poucas. Ou uma formação EKUI para aprenderes a Ekuizar para mudar o mundo.

Sobre a EKUI
A EKUI é uma nova metodologia de aprendizagem do alfabeto. A única em Portugal com design universal. Associa à grafia do português a língua gestual, o braille, e o alfabeto fonético, para tornar mais eficaz e mais eficiente o processo de ensino e aprendizagem, eliminando também barreiras na comunicação. Até ao momento já foram formados mais de 8mil professores, educadores e terapeutas. A metodologia está a ser dinamizada em 200 escolas de todo o país.