Portugal Inovação Social abre hoje um novo concurso, ao abrigo do instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, que disponibilizará 15 milhões de euros para apoiarprojetos inovadores que respondam a problemas sociais nas regiões do Norte, Centro e Alentejo. Este é o concurso da Portugal Inovação Social com a maior dotação até à data. Escolinha de Rugby da Trofa, um dos projetos já financiados através deste instrumento de financiamento, é um exemplo da diferença que estas soluções inovadoras podem fazer na vida das populações, neste caso na promoção do sucesso escolar de crianças e jovens.

Anualmente, chegam à Escolinha de Rugby da Trofa dezenas de crianças sinalizadas por instituições ou pela Divisão de Educação e Ação Social da Câmara Municipal da Trofa. Vêm de núcleos familiares desestruturados e de contextos onde a falta de recursos económicos e a falta de modelos de referência positivos as fazem duvidar do seu potencial.

O Manuel e a Lúcia [nomes fictícios] são exemplo disso. Os dois jovens chegaram à Escolinha de Rugby da Trofa com 12 anos, desprovidos de ferramentas que os ajudassem a lidar com as adversidades do seu contexto familiar e social e sem qualquer autoconfiança. Ao ingressarem na Escolinha de Rugby da Trofa, e através dos valores inerentes à prática deste desporto de equipa (respeito, disciplina, motivação, camaradagem, entre outros), rapidamente se tornaram não só atletas de excelência, somando centenas de participações em jogos e em estágios regionais e nacionais de seleções, como melhoraram de forma visível os seus resultados escolares, chegando a receber prémios de mérito.

Também o Joaquim e o António [nomes fictícios], respetivamente vítima e praticante de bullying, aprenderam na Escolinha de Rugby da Trofa a colocar-se no lugar do outro. Enquanto colegas de equipa, passaram a andar juntos na escola. O Joaquim nunca mais teve medo de andar nos corredores pois era amigo do António, e o António, por sua vez, conseguiu perceber, graças ao Joaquim, o que sentiam as crianças e jovens que agredia. Além de atletas, são hoje voluntários na Escolinha de Rugby da Trofa e ajudam no apoio escolar.

A Escolinha de Rugby da Trofa é um dos 218 projetos até agora apoiados pela Portugal Inovação Social, uma iniciativa pública, criada no âmbito do Portugal 2020, para promover e apoiar a inovação e o empreendedorismo social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, um dos quatro geridos pela Portugal Inovação Social, destina-se a financiar a implementação, desenvolvimento ou expansão de projetos com impacto social nas áreas como a Educação, Saúde, Emprego, Justiça ou a Inclusão Social, assegurando 70% das suas necessidades de financiamento. Os restantes 30% deverão ser assegurados por investidores sociais, públicos ou privados.

O financiamento do concurso agora aberto é proveniente do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.