O período para apresentação de candidaturas ao instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto com a finalidade de revitalizar o Pinhal Interior foi estendido até ao dia 14 de março de 2018. Aberto desde o mês de janeiro, este concurso disponibiliza 1 milhão de euros para apoiar a criação, implementação ou expansão de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em áreas como o emprego, a educação ou a saúde, naquele território, amplamente atingido pelos incêndios de 2017.

Este concurso insere-se nas ações previstas no Programa de Revitalização do Pinhal Interior e tem como objetivo reforçar as ações de desenvolvimento daquele território, criando na região um programa de incentivos ao desenvolvimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social. Estas iniciativas deverão propor soluções inovadoras e replicáveis, que visem a resolução e mitigação de problemas sociais nas áreas da saúde, educação, justiça, proteção social, inclusão e emprego.

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto tem o duplo objetivo de, por um lado, estimular o desenvolvimento de projetos inovadores que tenham por missão resolver problemas sociais e, por outro, dinamizar a prática de investimento social, uma vez que pelo menos 30% do custo total do projeto deve ser suportado por um ou vários investidores sociais – públicos ou privados. Os restantes 70% são suportados pelo Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.