Está confirmada a nova data da conferência Inovação Social: contributos para o desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica, organizada pela Portugal Inovação Social em parceria com a Câmara Municipal de Beja. Será a 14 de dezembro de 2018, a partir das 09:30, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial, em Beja. O programa será o mesmo, mantendo-se a presença da Ministra da Presidência e da Modernização AdministrativaMaria Manuel Leitão Marques.

A conferência tem como objetivo sensibilizar entidades públicas e privadas para a importância da inovação social numa estratégia de desenvolvimento integrada do território, que inclua esforços para a implementação de soluções inovadoras para desafios sociais como o desemprego, o insucesso escolar, o envelhecimento ou a exclusão social, testando respostas complementares ou alternativas às já existentes.

O painel principal será moderado pelo Presidente da Estrutura de Missão da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e contará com a presença das gestoras de 4 projetos já financiados pela Portugal Inovação Social através do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego: Mentes Empreendedoras, IRIS – Incubadora Regional de Inovação Social, Rádio MiúdosHá Festa na Aldeia e Pro-Move-Te. Os representantes destes projetos falarão sobre a sua experiência na dinamização dos territórios do interior e sobre os planos de expansão da sua atividade para a região do Alentejo.

O encerramento da conferência ficará a cargo da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que tutela a Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

O evento culminará com a inauguração da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, um projeto cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, que criará condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento.

O Alentejo é um dos quatro territórios elegíveis para apoio da Portugal Inovação Social, ao lado do Norte, Centro e Algarve. Para as regiões do Norte, Centro e Alentejo, estão neste momento abertos dois concursos: Capacitação para o Investimento Social (até 4 de dezembro com dotação de 7 milhões de euros) e Títulos de Impacto Social (até esgotar a dotação de 5 milhões de euros).

PROGRAMA

09:30 – Receção e Welcome Coffee

10:00 – Abertura

Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja

Roberto Grilo, Presidente da CCDR Alentejo (a confirmar)

Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social

10:30 – O papel da inovação social no desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica

Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (moderador)

Afonso Mendonça Reis, Mentes Empreendedoras

Dionísia Gomes, Pro-Move-Te

Verónica Milagres, Rádio Miúdos

Teresa Pouzada, Há Festa na Aldeia

11:45 – Encerramento

Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

12:15 – Cerimónia de Inauguração Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo e visita à mostra de projetos

Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja

João Pedro Cascalheira, Coordenador da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo

Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

 

Morada:

Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial

Rua do Sembrano 78, 7800-456 Beja

Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo

Largo de Santa Maria, 7800-133 Beja