Em junho, a Portugal Inovação Social, em parceria com a MAZE e a Fundação Calouste Gulbenkian, apresentou publicamente a One.Value, uma plataforma online, de acesso livre, que visa a disponibilização de informação sobre o investimento público em respostas sociais consideradas prioritárias em termos de política pública, designadamente Proteção Social, Educação, Saúde, Emprego e Justiça.

A informação qualitativa e quantitativa disponibilizada pela One.Value sobre estas temáticas prioritárias de política pública constitui-se como um elemento relevante para a análise de projetos de inovação e empreendedorismo social que tenham como objetivo disponibilizar soluções mais eficientes e mais eficazes para a resolução ou mitigação de desafios sociais como, por exemplo, o desemprego, a institucionalização de crianças, a exclusão social, o abandono escolar ou a reincidência criminal. Entre outras informações e funcionalidades, a One.Value disponibilizará os valores de investimento público unitário nas áreas prioritárias mencionadas, bem como uma calculadora de poupanças de investimento público, determinante para avaliar os ganhos de eficiência na implementação dos projetos de inovação social.

Foi desenvolvida no âmbito do protocolo de colaboração no domínio da Inovação Social, celebrado em julho de 2016 entre a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, em representação do Estado Português, e a Fundação Calouste Gulbenkian.

A responsabilidade de concretização da plataforma coube à MAZE, entidade responsável pelo conceito e a versão inicial, e à Portugal Inovação Social. Contou com a estrita colaboração de diversas entidades públicas, nomeadamente o Instituto de Segurança Social, a Direção-Geral da Educação, a Administração Central do Sistema de Saúde, o Instituto de Emprego e Formação Profissional ou a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.

A One.Value será atualizada continuamente, estando prevista a disponibilização de informação sobre áreas temáticas adicionais, como por exemplo a Inclusão Digital. A Portugal Inovação Social assume a responsabilidade de coordenação desta plataforma em articulação com todos os parceiros, e no âmbito da sua missão de dinamização do mercado de investimento social e de financiamento de projetos de inovação social. As áreas temáticas da plataforma estão alinhadas com as prioridades de política pública que definem as áreas de financiamento desta iniciativa pública.

No âmbito do protocolo de colaboração mencionado, será ainda desenvolvido o projeto da Academia de Resultados, uma iniciativa de capacitação da Administração Pública para a contratualização de respostas sociais em função de resultados mensuráveis. Esta solução encontra-se atualmente a ser experimentada no âmbito do instrumento Títulos de Impacto Social.