Estão abertas as candidaturas ao Prémio Horizonte de Inovação Social, promovido pela Comissão Europeia, que pretende atribuir 2 milhões de euros a soluções inovadoras que promovam a mobilidade das pessoas idosas. À melhor ideia será atribuído um prémio pecuniário de 1 milhão de euros enquanto as 4 ideias que se lhe seguirem receberão 250 mil euros cada uma.

A criação deste prémio está relacionada com o crescente envelhecimento da população europeia, que se estima que atinja, em 2020, os 75 milhões de indivíduos. O objetivo desta iniciativa por parte da Comissão Europeia é potenciar o desenvolvimento de propostas inovadoras, ou a melhoria de soluções já existentes, que garantam a autonomia e mobilidade destes cidadãos, de modo a continuarem a participar nas atividades e serviços culturais, de educação ou de saúde e que mantenham um papel ativo na economia.

Os projetos deverão estar em desenvolvimento no momento da candidatura, de modo a que a sua evolução possa ser monitorizada e avaliada pelo júri. As candidaturas encerram em fevereiro de 2019 e os vencedores serão anunciados em meados do mesmo ano.

Mais informações aqui.

 

Horizon Prize