Nos dias 30 e 31 de janeiro, o Cinema São Jorge foi o palco da IV Conferência do Fórum para a Governação Integrada, sob o mote “E que tal se colaborassemos?”.

Ao Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, foi lançado o desafio de participar na sessão plenária dedicada ao tema da Colaboração multinível/multiescala, à qual se juntaram também Ana Abrunhosa (Presidente da CCDR Centro), António Correia de Campos (Presidente do Conselho Económico e Social), Teresa Fragoso (Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e Telma Guerreiro (Vereadora da Câmara Municipal de Odemira). O pontapé de saída para este painel, em que se debateu a colaboração partindo do nível local, atravessando os níveis regional e nacional até ao europeu, foi dado por Dorothée Allain-Dupré, Chefe de Unidade no Centre for Entrepreneurship da OCDE.

2019 será o Ano Nacional da Colaboração e, nesse sentido, esta conferência marcou o início de um amplo debate e reflexão sobre práticas colaborativas em áreas como a violência de género, o desemprego ou o envelhecimento.