Foi um privilégio ter liderado o lançamento da Iniciativa Portugal Inovação Social desde 6 de Janeiro de 2015. Esta foi uma oportunidade única de servir Portugal nas minhas áreas de paixão – a construção de projetos pioneiros e a temática da inovação e empreendedorismo social.

Portugal é, segundo o Social Innovation Survey do The Economist,  um dos 7 países do mundo que definiu e está a implementar ativamente uma política nacional de inovação social. É também o primeiro país Europeu a mobilizar Fundos Estruturais Europeus para desenvolver uma iniciativa ambiciosa de financiamento da inovação social, incluindo a criação de um instrumento financeiro, a par com programas que visam a capacitação para o investimento social, o desenvolvimento da filantropia de impacto e a contratualização por resultados.

A iniciativa Portugal Inovação Social corporiza esta política pública e posiciona-se como dinamizador do ecossistema de inovação e empreendedorismo social e catalista do setor emergente de investimento social. O objetivo último é criar condições para que a paixão e capacidade de realização dos empreendedores sociais seja um verdadeiro motor de progresso, construindo um Portugal melhor.

A iniciativa está agora a dar frutos visíveis, por um lado com forte procura ao Programa de Parcerias para o Impacto que encerrou há 3 dias o período de candidaturas e, por outro lado, com uma dinâmica cada vez mais forte do ecossistema de inovação social, tanto ao nível do envolvimento de entidades públicas na agenda de inovação social, como atesta o protocolo assinado em Outubro pela Portugal Inovação Social com a Área Metropolitana do Porto, como ao nível do compromisso de entidades da economia social, onde se destacam a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Eugénio de Almeida, que assinaram em Julho e Outubro protocolos de colaboração com o Governo para dinamização da inovação social. A esta dinâmica junta-se um conjunto crescente de projetos e iniciativas na área da inovação social e impacto desenvolvidas pela sociedade civil, economia social e empresas. O aprofundamento da inovação social é, atualmente, uma agenda importante com uma base alargada de apoio, na qual Portugal está a assumir um posição ímpar a nível mundial.

Em termos pessoais, é agora a altura de regressar à carreira académica para desenvolver, na Católica-Lisbon SBE, uma cátedra em Empreendedorismo social, um projeto já prometido desde Outubro de 2014, mas na altura adiado quando aceitei o convite de lançar a Portugal Inovação Social. Tenho como objetivo, no contexto do meu trabalho de investigação e formação, continuar a sistematizar o conhecimento de ponta e as aprendizagens da prática, tanto a nível internacional como nacional, para dar aos empreendedores e investidores sociais as ferramentas de gestão e os recursos para desenvolverem com maior impacto o seu trabalho.

Nestes 22 meses à frente da Portugal Inovação Social adquiri um profundo respeito pelas competências humanas e técnicas dos gestores e equipas que trabalham no Portugal2020. Operando num contexto complexo e burocrático, estes profissionais da administração pública demonstram uma dedicação a todos os níveis excecional na missão de alocar de forma criteriosa e multiplicadora os fundos Europeus em Portugal.

Fica-me também um sentimento de gratidão por ter tido o privilégio de trabalhar sob a tutela de dois políticos visionários e pragmáticos – o Ministro Miguel Poiares Maduro que teve a visão de lançar um projeto pioneiro em Portugal para financiar a inovação social e a Ministra Maria Manual Leitão Marques que teve a coragem de abraçar esta agenda e lhe dar todo o apoio. Acredito que a transformação positiva de Portugal requer uma liderança visionária e a capacidade de dar continuidade e aprofundamento a políticas inovadoras.

Do trabalho de preparação da transição realizado durante o mês de Outubro com o Professor Filipe Almeida, fica-me a certeza da felicidade desta escolha para novo Presidente da Portugal Inovação Social e da sua capacidade de desenvolver e aprofundar esta iniciativa pioneira, a par com a comissão diretiva e toda a equipa, a quem agradeço a dedicação e paixão que desde a primeira hora demonstraram por este projeto que construímos em conjunto.

Nesta hora de despedida, manifesto aqui, publicamente, o meu compromisso de continuar a desenvolver a agenda de inovação e empreendedorismo social e contribuir, no que me for possível, para o sucesso da Portugal Inovação Social.

 

Filipe Santos

filipe.santos@insead.edu

3 de Novembro de 2016