A Portugal Inovação Social lança processo de Manifestação de Interesse ao Programa de Parcerias para o Impacto. A submissão online decorre entre 7 e 30 de outubro.

Podem candidatar-se às Parcerias para o Impacto as iniciativas de inovação e empreendedorismo social (IIES) que queiram implementar um plano de desenvolvimento, crescimento ou replicação, de 1 a 3 anos, para alcançarem maior escala e impacto. O programa financia os custos elegíveis da implementação desse plano, com um valor mínimo de 50,000 euros de subvenção não reembolsável do Portugal 2020 e até um máximo de 50% das necessidades de financiamento identificadas no plano, sendo o restante suportado por investidores sociais.

Este processo de manifestação de interesse tem como objetivos conhecer melhor a procura por este programa de financiamento, apoiar os candidatos na análise da adequabilidade da sua proposta aos objetivos do programa e no entendimento das condições de elegibilidade da futura candidatura face às regras existentes. Pretende também promover o interesse e a ligação com investidores sociais que queiram cofinanciar planos de desenvolvimento de IIES.

Convidam-se os promotores de IIES a submeter as suas intenções de implementar um plano de desenvolvimento com uma proposta de intervenção que resolva um problema da sociedade e que gere impacto social positivo e com potencial de sustentabilidade. Aceitam-se propostas de cariz nacional ou regional, em quaisquer regiões de Portugal Continental, embora se apresentem como preferenciais para financiamento, no primeiro período de abertura de candidaturas, planos de desenvolvimento de IIES a implementar nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

As entidades candidatas, ou líderes da parceria candidata, deverão ser entidades na esfera da Economia social. Empresas e entidades públicas, locais ou regionais, são elegíveis como investidores ou como parceiros.

Aceda aqui a mais informações e ao formulário para submissão da manifestação de interesse.

Após o período de submissão de Manifestação de Interesse será prestada informação sobre o potencial de adequabilidade ao Programa de cada submissão. Esta informação antecede a abertura formal de candidaturas, que deverá ocorrer até final de 2015. A manifestação de interesse e o processo de candidatura são independentes, i.e., IIES que não manifestem interesse nesta fase poderão candidatar-se ao programa quando abrirem candidaturas e entidades que manifestem agora interesse poderão optar por não submeter uma candidatura. O valor da manifestação de interesse é apoiar os futuros candidatos na adequação da sua proposta aos objetivos do programa e entendimento das suas condições de elegibilidade. O conteúdo proposto no formulário online de manifestação de interesse está alinhado com o que será pedido em processo de candidatura.