Portugal foi um dos cinco países convidados a integrar o Global Social Impact Investment Steering Group (GSG), sendo representado pelo presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Simões dos Santos.

O GSG sucede ao G8 Social Impact Investment Taskforce com o objetivo de catalisar um mercado global de investimento de impacto. Para além dos membros constituintes da Taskforce do G8, o GSG incluirá ainda o Brasil, Índia, Israel, México e Portugal, países considerados inovadores em termos de investimento de impacto. O GSG vai coordenar ações entre os seus membros para alcançar objetivos partilhados, facilitar partilha de conhecimento e proporcionar assistência técnica ao desenvolvimento de mercados nacionais.

O convite endereçado a Portugal para integrar o GSG foi resultado do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Português de Investimento Social, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e liderado pelo Laboratório de Investimento Social, que mobilizou a sociedade civil em torno deste tema. Deveu-se também à aposta estratégica do Estado Português na criação da iniciativa Portugal Inovação Social, no quadro do Portugal2020, com o objetivo de dinamizar o investimento em iniciativas de inovação e empreendedorismo social ao longo dos próximos anos.