O Fundo para a Inovação Social (FIS) anuncia os seus 2 primeiros investimentos: We Changers e Agroop.
O FIS é um instrumento financeiro criado no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social, atualmente sob gestão da PME Investimentos, e que visa promover a Inovação Social e o Investimento de Impacto em Portugal, através de dois instrumentos concretos: FIS CAPITAL e FIS CRÉDITO (ainda por lançar).
O FIS CAPITAL está plenamente operacional e é um fundo de investimento que investe, em parceria com coinvestidores privados, em empresas implementadoras de projetos de inovação social que combinem o elevado potencial de impacto com o retorno financeiro.
Até ao momento, foram já qualificados pela Portugal Inovação Social 25 projetos como Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), reconhecendo desta forma o seu potencial de impacto e os aspetos inovadores relevantes da sua intervenção. Esta Qualificação é obrigatória e, uma vez obtida, significa que o projeto em questão é elegível para investimento do FIS CAPITAL.
Brevemente serão anunciados mais investimentos deste fundo, que tem despertado um elevado interesse, não apenas por projetos e investidores nacionais como também por diversos agentes internacionais. Com o FIS, Portugal tem agora um fundo de investimento que permite às start-up nacionais de inovação social terem acesso a capital de risco e a condições de financiamento que as permitam crescer e consolidar as suas operações, provando que o impacto social positivo é conciliável com o retorno financeiro que assegure a sua desejável sustentabilidade.
Nota 1: É expectável que o FIS CRÉDITO seja lançado nos próximos meses.
Nota 2: O FIS é um instrumento financeiro e, consequentemente, não financia com subvenções não reembolsáveis. Todo o financiamento do FIS deverá ser devolvido, quer por venda do capital social investido no caso do FIS CAPITAL, quer por reembolso dos empréstimos concedidos ao abrigo do FIS CRÉDITO.