Área de Intervenção

Região Norte

Financiamento Total 188 833 €

Portugal 2020 (70%)

132 183 €

Projeto pioneiro que criou a primeira rede internacional de jornalismo colaborativo jovem em língua portuguesa do mundo.

Na sua segunda fase, o projeto arranca com uma nova equipa local de seis jovens recém-licenciados, sediada no Porto. Após formação teórica, a equipa produz conteúdos jornalísticos para a comunidade lusófona, partilhando as técnicas aprendidas com outros jovens potenciais replicadores desse conhecimento, através de uma rede de parcerias com universidades e politécnicos que abrigam pequenos clubes de jornalismo.

Os jovens líderes/coordenadores desses clubes recebem formação e acompanhamento por parte da equipa central do Porto, tornando-se assim, também, agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.

Estima-se que cerca de 1.200 jovens serão abrangidos por esta iniciativa e que mais de três milhões de pessoas terão acesso aos conteúdos jornalísticos, contribuindo de forma pró-ativa para a formação de uma comunidade de língua portuguesa mais consciente e interligada. O financiamento da Portugal Inovação Social ao Portal Conexão Lusófona tem como objetivo assegurar esta segunda fase do projeto.

Visitar website

Cofinanciado por: