A Portugal Inovação Social ruma a Loulé, no próximo dia 25 de junho, para inaugurar três dos projetos já apoiados naquela região: Casulo – Incubadora de Inovação Social de Loulé e Algarve, Iluminarte e Café Interior. Os três projetos estão entre os nove apoiados no quadro do primeiro concurso Parcerias para o Impacto que a Portugal Inovação Social e o programa CRESC Algarve abriram naquela região do país. O evento contará ainda com a presença e participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.

Conheça os projetos

 O Casulo é uma Incubadora de Inovação Social que consiste na ativação de um ecossistema de inovação social à escala regional, impulsionando a incubação de ideias e projetos que promovam a inclusão social, a coesão territorial, o empreendedorismo jovem e a sustentabilidade social da região do Algarve.

O Café Interior é um café terapêutico itinerante, uma resposta social inovadora a um problema social existente no meio rural do município de Loulé: o isolamento e solidão da população envelhecida. O Café Interior é um recurso móvel, constituído por uma equipa multidisciplinar, que irá atuar nas áreas da estimulação cognitiva, na inclusão pela arte e na partilha das tradições.

A Academia IluminArte é um espaço artístico de educação não formal e de valorização da inteligência prática, orientado para o sucesso profissional, diminuição dos comportamentos de risco, auto descoberta e valorização pessoal de quem o frequenta. É um projeto dedicado à arte e à ação social que visa a capacitação dos jovens com ferramentas técnicas e sociais, que lhes permitem encontrar e/ou criar o seu lugar, totalmente incluído na comunidade, com vista a um futuro melhor.

Programa

 14h30 | Convento Espírito Santo

Acolhimento aos participantes

15h00

Inauguração CASULO

15h20

Inauguração Iluminarte 

15h45 | Auditório Solar da Música Nova

Sessão de Apresentação dos Projetos de Inovação Social

Rita Malvar, Dina Dias e Tiago Guerreiro | Casulo, Café Interior e Iluminarte

16h00

Sessão de Encerramento

Vítor Aleixo | Presidente da Câmara Municipal de Loulé

Francisco Serra | Presidente da CCDR Algarve

Filipe Almeida | Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social

Maria do Céu Albuquerque | S.E. Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

16h30

Aperitivo Algarvio