Na sexta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 14h30, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, visitará o Bootcamp Academia de Código no Fundão, um projeto apoiado pela Portugal Inovação Social. A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa assistirá a uma aula e terá ainda oportunidade de ouvir os testemunhos de alguns ex-alunos da Academia.

O Bootcamp Academia de Código é um projeto instalado no Fundão que promove a empregabilidade jovem através de uma metodologia inovadora de formação intensiva na área da programação informática, apoiado ao abrigo do instrumento de financiamento Títulos de Impacto Social.

Um Título de Impacto Social é um mecanismo destinado a apoiar projetos inovadores que respondam a problemas sociais prioritários da competência da política pública, numa lógica de pagamento por resultados. O projeto é implementado por uma ou mais entidades privadas e financiado por um ou vários investidores sociais, propondo-se alcançar determinados resultados sociais mensuráveis, cujos indicadores e métricas são previamente validados pela Entidade Pública responsável pela política setorial. Se os resultados contratualizados em candidatura forem alcançados, os investidores sociais são integralmente reembolsados.Neste caso, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Shared Services & Outsourcing Platform foram os investidores sociais que assumiram o risco de financiar a intervenção da Academia de Código junto de 198 jovens desempregados, propondo uma meta de empregabilidade de pelo menos 99 jovens (50%), após 3 meses do final da formação. Esta meta, bem como outros indicadores, foi validada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, entidade responsável pela área do emprego. Caso a meta proposta seja alcançada, os investidores sociais serão reembolsados.

Maria Manuel Leitão Marques visitará a Academia de Código acompanhada pelo Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, e pelo Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes. Esta autarquia é investidora social noutros projetos também apoiados pela Portugal Inovação Social, como o Educação Gamificada ou o EdOn – Educação Online.