Já estão novamente abertas as inscrições para a conferência Inovação Social: contributos para o  desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica, organizada pela Portugal Inovação Social, em parceria com a Câmara Municipal de Beja, cuja data inicial foi cancelada e reagendada para o dia 14 de dezembro, pelas 09h30, no Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial, em Beja.

A conferência tem como propósito debater a importância da inovação social numa estratégia de desenvolvimento integrada do território, que inclua esforços para a implementação de soluções inovadoras para desafios sociais como o desemprego, o insucesso escolar, o envelhecimento da população ou a exclusão social, testando respostas complementares ou alternativas às já existentes. Participam no painel de discussão representantes de projetos já implementados neste tipo de território ou que desejam expandir a sua atividade para os mesmos, para partilhar a sua experiência.

O programa culminará com a inauguração da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo, um projeto cofinanciado entre a Portugal Inovação Social e o município de Beja, que criará condições favoráveis ao surgimento de projetos sociais inovadores nesta região, apoiando a sua implementação e desenvolvimento. O espaço da nova incubadora acolherá, neste dia, uma mostra de projetos atualmente apoiados pela Portugal Inovação Social. 

Este evento conta com a presença e participação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

O Alentejo é um dos quatro territórios elegíveis para apoio da Portugal Inovação Social, ao lado do Norte, Centro e Algarve. Para as regiões do Norte, Centro e Alentejo, estão neste momento abertos dois concursos: Capacitação para o Investimento Social (até 4 de dezembro com dotação de 7 milhões de euros) e Títulos de Impacto Social (até esgotar a dotação de 5 milhões de euros).

 

Inscrições AQUI.

 

PROGRAMA

09:30 – Receção e Welcome Coffee

10:00 – Abertura

Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja
Helder Guerreiro, Vogal da CCDR Alentejo
Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social

10:30 – O papel da inovação social no desenvolvimento de territórios de baixa densidade demográfica

Ana de Freitas (moderadora)
Afonso Mendonça Reis, Mentes Empreendedoras
Dionísia Gomes, Pro-Move-Te
Verónica Milagres, Rádio Miúdos
Teresa Pouzada, Há Festa na Aldeia
João Baracho, Apps for Good

11:45 – Encerramento

Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

12:15 – Cerimónia de Inauguração Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo e visita à mostra de projetos

Paulo Arsénio, Presidente da Câmara Municipal de Beja
João Pedro Cascalheira, Coordenador da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo
Maria Manuel Leitão Marques, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa

 

 

Morada:

Centro Unesco para a Salvaguarda do Património Imaterial

Rua do Sembrano 78, 7800-456 Beja

Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo

Largo de Santa Maria, 7800-133 Beja