Estão abertas, até 4 de setembro, as candidaturas ao instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, no quadro do Programa Operacional Regional CRESC Algarve. São 2 milhões de euros que ficam disponíveis para apoiar a criação, implementação ou expansão de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), em áreas como o emprego, a educação ou a saúde.

As candidaturas podem começar a ser apresentadas desde já no Balcão2020, sendo elegíveis as IIES que apresentem um plano de desenvolvimento de 1 a 3 anos, cujos custos sejam superiores a 50.000 euros.

O instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto implica que 30% do custo total do projeto seja suportado por um ou vários investidores sociais – que poderão ser entidades públicas (como, por exemplo, municípios), entidades privadas ou entidades da economia social – o que contribuirá para dinamizar a prática do investimento social nesta região.

À data do lançamento da Portugal Inovação Social no Algarve, no passado mês de abril, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, sublinhava que “Quem inova arrisca sempre. Se não arrisca, é porque inova pouco. É muito importante ajudar estes projetos inovadores a vencer as primeiras dificuldades“, justificando a importância deste estímulo financeiro para que nasçam e se desenvolvam mais iniciativas inovadoras que respondam a problemas sociais concretos.

Ainda ao abrigo do CRESC Algarve, está prevista a abertura de um concurso para financiamento de Títulos de Impacto Social nesta região, em data a anunciar.