Encerrado a 30 de maio de 2018, o terceiro concurso ao instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e criado no âmbito da  iniciativa pública Portugal Inovação Social, recebeu um número recorde de candidaturas: 91 projetos sociais inovadores, nas áreas da inclusão social e emprego, nas regiões Norte, Centro e Alentejo, correspondentes a um investimento total de 26,8 milhões de euros. Este instrumento prevê o financiamento de 70% do projeto, devendo os restantes 30% ser assegurados por investidores sociais, públicos ou privados. O concurso tinha uma dotação prevista de 7 milhões de euros, , tendo o montante total de financiamento público solicitado ultrapassado este número em 2,5 vezes, com uma solicitação de 18,8 milhões de euros (correspondem aos 70% de financiamento público).

O primeiro concurso ao instrumento de financiamento Parcerias para o Impacto foi lançado em 2016 com a mesma dotação de 7 milhões de euros, tendo sido aprovados 35 projetos de inovação social num valor total de financiamento de 7 milhões de euros. Está neste momento em fase de análise um concurso deste instrumentopara as áreas da educação e formação, com uma dotação de 3,5 milhões de euros.

Este aumento no número de projetos candidatos são o resultado de um intenso trabalho de ativação nos diversos territórios do país, realizado pelas equipas da Portugal Inovação Social que a divulgam esta iniciativa, esclarecem dúvidas, acompanham o desenvolvimento de projetos sociais inovadores e mobilizam entidades públicas e privadas num contacto próximo a nível local, contribuindo desta forma para a dinamização da inovação e do empreendedorismo social em Portugal.

A diversidade de entidades da Economia Social que se apresentaram neste concurso com projetos de inovação social é significativa, incluindo associações, IPSS, Fundações e Cooperativas, nas três regiões elegíveis para financiamento neste concurso: Norte, Centro e Alentejo.