Grupo de trabalho composto por 17 entidades de 5 continentes reuniu em Itália para discutir temas relacionados com o Investimento de Impacto. Conclusões serão apresentadas em outubro de 2018, na Índia.

A Portugal Inovação Social foi convidada a participar num encontro em Bellagio, norte de Itália, que reuniu representantes de 17 entidades oriundas de 5 continentes, com o objetivo de trabalharem em conjunto questões relacionadas com a temática do Investimento de Impacto.

O grupo de trabalho, liderado por Cliff Prior, CEO da Big Society Capital, dinamizou várias sessões centradas sobretudo na definição dos principais aspetos a considerar ao elaborar um plano de ação para a implementação de um Wholesale Impact Investor (WII). Contribuíram para estas sessões organizações que já têm WWI implementados, e também organizações em processo de implementação ou que ponderam implementar um no futuro.

Este encontro foi o culminar de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido de há um ano para cá, e para o qual a Portugal Inovação Social tem contribuído, partilhando a sua experiência e lições aprendidas na gestão de uma iniciativa pública que já operacionaliza três instrumentos de financiamento e que está prestes a lançar um instrumento financeiro, o Fundo para a Inovação Social.

As conclusões deste trabalho serão reunidas num documento que deverá ser apresentado em outubro de 2018, em Nova Delhi, na Índia, sendo a Portugal Inovação Social um dos 4 casos de estudo analisados em detalhe no referido documento.

Participaram neste encontro, patrocinado pela Fundação Rockefeller e que decorreu entre 20 e 24 de março de 2018, organizações como a OCDE, a MaRS (Canada), a Social Finance (Israel), a Impact Capital Australia, a Bertha Centre (África do Sul), a Social Impact Accelerator (Fundo Europeu de Investimento) ou a Japan Fundraising Association.