A Portugal Inovação Social e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve organizam, no próximo dia 26 de fevereiro, no Conservatório de Música de Loulé, a sessão de lançamento e apresentação do segundo concurso Parcerias para o Impacto para a região do Algarve, que disponibilizará 2,5 milhões de euros para novos projetos que respondam, de forma inovadora, aos problemas e desafios sociais daquele território.

Um café móvel que se desloca ao interior da serra algarvia para combater o isolamento e a solidão da população sénior e potenciais demências daí resultantes, uma aplicação que promove a participação cívica dos alunos de Lagoa ou a capacitação de jovens NEET  através das práticas artísticas e artes circenses são algumas das intervenções selecionadas no âmbito do primeiro concurso Parcerias para o Impacto nesta região. Encerrado em outubro de 2018, o primeiro concurso destinou 1,4 milhões de euros de investimento público a 9 projetos a desenvolver do sotavento ao barlavento algarvio.

Estes projetos, e algumas das suas atividades, serão apresentados nesta sessão, que contará ainda com as intervenções do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, do Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que encerrará a sessão.

Parcerias para o Impacto é um instrumento de financiamento gerido pela Portugal Inovação Social que garante o financiamento até 70% do custo total de um projeto, sendo que um ou mais investidores sociais – públicos ou privados – devem suportar os restantes 30%.

Até agora, a Portugal Inovação Social apoiou 118 projetos de norte a sul do país, correspondendo a um total de 26,5 milhões de euros em investimento público, que estão a testar, desenvolver ou expandir soluções inovadoras, complementares às tradicionais, para resolver ou mitigar problemas sociais nas áreas da educação, emprego, saúde, justiça, inclusão social ou cidadania.

 

Inscrições AQUI.

 

PROGRAMA

14h30 – Receção aos participantes

15h00 – Abertura

Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve

15h15 – Propostas inovadoras do Algarve

IluminARTE | Café Terapêutico | Prato Certo | MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa | AJO – Academia para Capacitação do/a Jovem de Olhão | Incubadora de Inovação Social Loulé e Algarve | Programa abem: rede solidária do medicamento

16h15 – Encerramento

Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social