No dia 5 de fevereiro, a Portugal Inovação Social organizou, em parceria com o Centro de Inovação Social da Fundação Eugénio de Almeida, um encontro de incubadoras de inovação social. O encontro reuniu cerca de 50 coordenadores e técnicos das 16 incubadoras criadas de norte a sul do país com o apoio da Portugal Inovação Social, com o objetivo de partilhar experiências e criar a base de uma futura rede de incubadoras de inovação social, essencial para fortalecer a intervenção de cada uma.

As incubadoras são estruturas de captação, acolhimento, capacitação e promoção do trabalho colaborativo de empreendedores, subdividindo-se em duas categorias: incubadoras sociais, que atuam diretamente junto de públicos alvo vulneráveis, em geral promovendo a sua empregabilidade e inclusão, e incubadoras de inovação social, que acolhem, capacitam e promovem projetos de inovação social, potenciando as suas intervenções diretas junto de públicos vulneráveis.

Neste momento, a Portugal Inovação Social apoia incubadoras que se estendem no território português desde Valença, no Minho, a Loulé, no Algarve.