A Portugal Inovação Social* lança Manifestação de Interesse para Títulos de Impacto Social, com a submissão de manifestações a decorrer entre 22 de Setembro e 13 de Outubro. Este processo tem como objetivo prestar o apoio técnico necessário ao desenvolvimento de um TIS, de forma a orientar os atores do ecossistema na preparação de candidaturas e a identificar as necessidades de esclarecimento associadas ao Programa de Financiamento de Títulos de Impacto Social. Os Títulos de Impacto Social (TIS) são mecanismos de financiamento que pressupõem a celebração de um contrato entre investidores sociais, entidades públicas e organizações da economia social, para concretizar resultados sociais específicos.

Convidam-se as Entidades da Economia Social a submeter as suas intenções de propor a financiamento intervenções inovadoras em áreas temáticas como sejam empregabilidade, saúde, proteção social, educação e justiça, devendo preencher o formulário de Manifestação de Interesse TIS, disponível online no website da Portugal Inovação Social para o efeito. Sugere-se um foco em intervenções a implementar nas regiões Norte, Centro e Alentejo, que se apresentam como preferenciais para financiamento de Títulos de Impacto Social no primeiro período de abertura de candidaturas.

O período de submissão de Manifestação de Interesse será sucedido de uma série de sessões de apoio técnico especializado, enquanto suporte e esclarecimento dos elementos-chave de um Título de Impacto Social, junto de atores interessados. Este apoio técnico antecede a abertura formal de candidaturas, que deverá ocorrer até final de 2015.

Para mais informações aceda à área de Títulos de Impacto Social (TIS).

* A iniciativa Portugal Inovação Social é uma entidade pública criada no âmbito do Portugal2020 com o objetivo de desenvolver e dinamizar o mercado de investimento social para apoio a iniciativas de empreendedorismo e inovação social em Portugal.